Pela primeira vez foi vivenciado para o mundo, principalmente aos católicos, a imagem de dois papas vivos juntos. Isso foi exatamente o que aconteceu em 2013, quando o Papa Bento renunciou ao papado, por questões de saúde. E assim, Papa Francisco foi escolhido após um Conclave inédito. Essa história ficou para sempre registrada não apenas em imagens de notícias, mas também no filme “Dois Papas”. O longa do diretor brasileiro Fernando Meirelles, mundialmente conhecido pelo filme Cidade de Deus.
O filme da Netflix estrelado por Jonathan Pryce e Anthony Hopkins narra um pouco da vida de Jorge Mario Bergoglio, antes e após se tornar Papa Francisco e de forma fictícia a relação com o Papa Emérito, Bento 16.
Sinopse Dois Papas
A trama se passa em um momento crucial para a Igreja Católica: Bento XVI, sentindo-se incapaz de continuar liderando, decide renunciar ao papado. Ele convida Bergoglio para uma conversa no Vaticano, onde os dois debatem suas visões sobre fé, poder e o futuro da Igreja. O filme apresenta um contraste entre os dois líderes: Bento XVI é mais conservador e rígido, enquanto Bergoglio é progressista e busca uma Igreja mais próxima do povo.
Leia também: Saiba onde assistir: Conclave
Curiosidades sobre filme

Desde seu lançamento muitas curiosidades ficaram na cabeça de quem assistiu ao filme, afinal o que é verdade ou ficção no longa? Dois Papas teve inspiração em fatos, mas como uma obra cinematográfica teve alguma ficção adicionada para fazer um filme interessante e com roteiro e direção bem executados.
Uma curiosidade verdadeira sobre a produção, tem relação com o Papa Bento, que assim como no filme, ele realmente tocada piano. Outra curiosidade correta, é o fato de Papa Francisco não utilizava os sapatos vermelhos, que são uma marca dentro da Igreja católica. Isso inclusive faz parte de uma cena entre os papas, e também mostrava o contraste entre suas visões, um tradicionalista e o outro mais moderno.
Já no campo da ficção, Papa Francisco não desfez um noivado para se tornar padre, na realidade ele teve uma namorada de infância, a quem afirmou que caso não acabasse em casamento, ele se tornaria padre. E, foi isso que aconteceu, já que o namoro foi terminado pelos pais da moça.
Assim como, a cena em que os dois Papas assistem a Copa do Mundo de 2014, final entre Argentina e Alemanha, é pura ficção inspirada em uma imagem de ambos olhando para televisão. No entanto, Papa Bento gostava de beber Fanta, como também mostrado na cena. Já a Pizza, de acordo com Fernando Meirelles em entrevista ao Today em novembro de 2019, foi uma adição pessoal.
Por fim, “Dois Papas“, que recebeu 3 indicações ao Oscar 2020, continua disponível no catálogo da Netflix.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.