Baldur’s Gate é um clássico RPGs de ação e aventura que marcou os anos 90 por trazer regras do icônico jogo de tabuleiro Dungeons & Dragons. Originalmente, foi desenvolvido pela BioWare e publicado por Interplay Entertainment em 1998. O primeiro título da franquia conquistou inúmeros fãs globais todo por trazer uma história complexa e envolvente, com personagens carismáticos e combate em um mundo imersivo.

A Aventura por Forgotten Realms

Ambientado especificamente da 2ª edição de Dungeons & Dragons, a história se passa na região de Faerûn. O jogador assume o papel do protagonista e personalizar seu próprio herói. Além disso, também pode recrutar bravos aliados e se aventurar pelo mundo de Forgotten Realms.

Sendo assim, o protagonista é um órfão criado por Gorion, um sábio mentor que vive em uma área remota. Porém, o destino do nosso aventureiro muda quando seu pai adotivo é assassinado após um ataque na cidade. Assim, ele parte em uma jornada perigosa e cheia de mistérios para descobrir sobre sua origem e segredos sobre a morte de seu mentor. 

Em sua aventura, o protagonista precisa fazer escolhas que podem afetar tanto seu destino quanto das pessoas em sua volta. Com isso, o jogo explora temas como lealdade, política, busca pelo poder e impacto de suas escolhas.  

Um pouco sobre a criação de personagem e bravos aliados

Baldur's Gate
Reprodução

O jogador pode criar seu personagem, escolhendo entre diferentes raças, como humanos, elfos e anões; como classes: guerreiro, mago, arqueiro, entre outros. Nesse sentido, a criação segue o estilo de D&D, onde a escolha das habilidades e fraquezas podem influenciam no estilo do jogo.  

Durante a jornada, é possível recrutar uma variedade de personagens para seu grupo. Cada um contém personalidade única e próprias histórias. Eles ainda nos proporcionam momentos divertidos, hilários, comoventes. Com isso, o game permite jogar com outros jogadores no modo cooperativo.

Combate em tempo real

Sobre o sistema de combate, o jogo acontece em tempo real com pausas. Nesse sentido, o usuário precisa pausar a ação para elaborar estratégias e emitir comando de seus personagens. No modo cooperativo, ele precisa planejar movimentos táticos com outros jogadores.

O jogador pode decidir entre atacar com espada, arco flecha, lançar feitiços ou usar itens, que ficam armazenados em um inventário. Também possui gameplay com regras de rolagem de dados, que podem resultar em sucesso ou fracasso na ação do personagem. O resultado pode variar já que depende da comparação com a defesa ou ataque do inimigo.

Baldur's Gate
Reprodução

A Exploração livre e Isométrica

O jogo possui uma perspectiva visual Isométrica (visão de baixo para cima). Isso permite que o usuário veja um grande cenário, enquanto navega pelas cidades, masmorras, florestas, dentre outros locais. 

O mundo aberto ainda permite que o jogador viaje por várias cidades e visite diversos vilarejos e áreas selvagens para cumprir missões, criaturas traiçoeiras e icônicos inimigos. Outro fator importante para a jornada são as interações com os NPCs, que ajudam a obter missões, comprar itens e aprender sobre o mundo. Entretanto, para ter acesso a algumas áreas, é necessário são resolver enigmas.

Qualidade dos Gráficos e Áudio 

Apesar de ser dos anos 90, o RPG de fantasia se destacou pelos gráficos isométricos detalhados para a época. Também chama atenção por conter uma estética medieval fantástica e cenários ricos em detalhes. 

A trilha sonora, composta por Michael Hoenig, também é uma das partes mais memoráveis do jogo. Principalmente a música que acompanha a aventura e os momentos de ação. Com isso, a composição de Michael ajuda a criar uma atmosfera de fantasia medieval e dar profundidade emocional à história, trazendo desde temas mais tranquilos até momentos de tensão. Aos interessados em conhecer ou apreciar a trilha sonora épica do jogo, elas estão disponíveis no Spotify

Baldur's Gate
Reprodução

O Legado de Baldur’s Gate 

Em suma, Baldur’s Gate é um importante game por ter conseguido reviver o gênero RPG para PC, especialmente os que possuem visões isométricas ao fazer sucesso comercial. O seu sucesso também influenciou a criação de outros jogos dentro do próprio mundo de Forgotten Realms, como Icewind Dale e Planescape: Torment.

O sucesso foi tão grande, que ganhou duas novas sequência, como Baldur’s Gate II: Shadows of Amn e Baldur’s Gate 3. Ambos foram amplamente elogiados pelos críticos e pelos jogadores.

Aliás, o clássico jogo ganhou uma versão aprimorada desenvolvida pela Beamdog lançado em 2012. Por fim, Baldur’s Gate: Enhanced Edition encontra-se disponível na Epic Games e na STEAM