Para quem ainda não conhece, fica o aviso: “Little Misfortune com certeza não é apenas um jogo com carinha fofa!”. Apesar de parecer uma simples aventura com gráficos infantis, o título do estúdio sueco Killmonday Games, oferece uma experiência carregada de críticas sociais, dilemas existenciais e humor ácido, muito bem dissolvidos em uma trama de terror psicológico.
Ao lado da pequena e cativante Misfortune Ramirez Hernandez, embarcamos em uma narrativa visual que diverte, emociona e desconcerta — tudo isso possível em menos de três horas de gameplay. A seguir, confira o trailer de lançamento do jogo:
Little Misfortune: assustadoramente fofo entre o caricato e o bizarro
O estilo visual é o primeiro elemento que chama a atenção, mas não se deixe enganar pela arte desenhada à mão e o tom de conto infantil. Isso porque, são apenas formas de maquiar o teor sombrio da narrativa que acompanha a pequena protagonista.
Misfortune é uma criança negligenciada, vivendo em um lar disfuncional, que por coincidência do destino começa a seguir uma “voz misteriosa” em busca do “Prêmio da Felicidade Eterna”. Mas ao longo da caminhada, descobrimos que o mundo ao seu redor na verdade é cruel, imprevisível e cheio de mensagens subliminares.
Entretanto, é em meio a esse cenário assustador, que o humor surge de forma desconfortável. Misfortune, com sua inocência, comenta situações bizarras com naturalidade, o que nos provoca risos nervosos, daqueles que a gente solta sem saber se deveria mesmo estar rindo. E é justamente nesse desconforto que Little Misfortune se destaca, ao equilibrar o grotesco com o cômico!
Uma gameplay simples com uma narrativa complexa
Não espere puzzles complexos ou combates intensos, já que a mecânica envolve basicamente caminhar e interagir com objetos ou personagens. Não existem combates ou inventários como em Fran Bow, título anterior do estúdio. Aqui, o foco é contar uma história através das escolhas, das pausas silenciosas e das situações surreais que acontecem no mundo de Misfortune.
Ao longo da jornada, é possível acariciar animais, visitar cemitérios e até cometer pequenos delitos. Tudo isso sob a perspectiva ingênua de Misfortune, que tenta dar sentido a um mundo que claramente não a compreende — e muito menos a protege.
Pode parecer limitado, mas esse modo permite que o jogador mergulhe de cabeça na história e em seus temas delicados, como abuso, abandono e morte. O que torna o jogo ainda mais especial: sua coragem em tratar de tópicos são sensíveis sob uma lente infantil. E o jogo nos lembra disso com sinceridade e sem rodeios.
Ficha Técnica — Little Misfortune
Para mais detalhes sobre os requisitos mínimos e recomendados, acesse e veja na página oficial do jogo pela Steam.
Lançamento: | PC: 18 de setembro de 2019 Android/iOS: 13 de fevereiro de 2020 Consoles: 28 de maio de 2020 |
Desenvolvido por: | Killmonday Games |
Publicado por: | Killmonday Games |
Plataformas: | PC (via GOG e Steam), PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Android, iOS |
Gêneros: | Aventura, Casual, Indie, Terror Psicológico |
Classificação: | O jogo é recomendado para maiores de 17 anos, devido ao seu conteúdo não ser adequado para crianças e adolescentes mais jovens. |
Idiomas disponiveis: | Alemão, Espanhol (Espanha), Francês, Inglês, Japonês, Português (Brasil), Russo |
Preço: | R$ 37,99 (GOG e Steam) |
[Veredito] Basicamente “Little Misfortune” é uma narrativa desconcertante em embalagem fofa
Jogar Little Misfortune é como ouvir uma criança ler um livro de terror. Logo de cara, a arte delicada e os traços suaves fisgam o jogador, mas o que encontramos na verdade é uma narrativa incômoda e, ao mesmo tempo, ácida em seu humor.
Apesar de uma jogabilidade simples, o jogo não deixa de envolver mesmo ao tocar em temas difíceis. Esse não é um jogo para todos, mas é uma experiência que vai marcar quem se permitir enxergar o mundo através dos olhos de uma criança esquecida e ingênua que nos faz rir, refletir e, em certos momentos, sentir uma dor silenciosa que atravessa a tela.
Combinando arte impecável, um roteiro ousado e uma protagonista marcante, Little Misfortune é uma jornada curta, mas com grande impacto emocional. Se você busca algo provocador e tocante, esse jogo é uma escolha certeira para o fim de semana.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.