Conheça PEAK, a recomendação desse domingo para se divertir com os amigos
Mais um domingo chegou e, com ele, mais uma dica do jogo. Dessa vez, a recomendação é o recente e aclamado PEAK, (Pico). O jogo sobre escalar uma montanha.
Ele foi lançado oficialmente em 16 de junho de 2025, e já conquistou milhares de fãs e vídeos na internet. Assim, 2 meses após o seu lançamento, a primeira grande atualização já chegou e promete dar ainda mais aventura e diversão aos jogadores.

LANÇAMENTO
PEAK foi lançado em 16 de junho, pouco mais de 2 meses atrás, nesse meio tempo, já fez uma comunidade gigantesca, principalmente pela quantidade de vídeos curtos lançados nas redes sociais por diversos criadores de conteúdo.
O jogo foi criado e desenvolvido pelo estúdio Indie, Team PEAK, e foi distribuído pela Aggro Crab e pela Landfall. Peak acabou sendo um sucesso instantâneo. Com uma mecânica simples, mas a capacidade de gerar inúmeras situações engraçadas, os jogadores caíram na graça do game.
COMO FUNCIONA PEAK?
Sendo um jogo multijogador que a ajuda entre os players é o que irá facilitar todos chegarem ao pico da montanha. No início, todos se encontram em um pequeno aeroporto, se preparando para sair em uma aventura de escoteiros (todos os personagens são escoteiros).
Nesse lobby, há um mini-tutorial de como escalar. Também é possível trocar todas as roupas, expressões faciais e chapéus do seu personagem. Não há nada pago, cada novo cosmético é liberado quando desbloquear uma nova conquista no jogo. Assim, dando um incentivo a mais aos jogadores.
LEIA TAMBÉM: Review | Gaucho and the Grassland é sobre a cultura e o folclore do Sul
Ao iniciarem a jogatina, ao invés do avião chegar ao destino, ele cai em uma ilha misteriosa, e é ai que o jogo se inicia, de fato. Com os escoteiros tendo que chegar ao pico da montanha para chamar ajuda e serem resgatados.
Então, na ilha, é possível adquirir uma série de itens, como frutas, cordas, bebidas, antídotos ou cornetas, tudo para ajudar na escalada. Todos os jogadores têm uma barra de energia, sendo o quanto você consegue escalar sem cair. Quanto mais peso estiver carregando, ou se estiver machucado, envenenado ou com frio e calor demais, essa barra de energia vai ficando menor.
Portanto, é necessário usar bem a sua estamina, evitando caminhos muito complexos, para não se machucar ou ser envenenado. Aumentando, assim, as suas chances de escapar. Pois, se algum dano (vida, frio, veneno, calor) ultrapassar os limites da barra, o seu personagem desmaia e derruba os itens que estava segurando.
QUAIS OS BIOMAS DA ILHA?
A ilha possui 5 partes para serem escaladas e superadas. O jogo possui A Costa, Os trópicos, Os Alpes, A caldeira e O Forno. E com a última atualização, temos agora também, A Chapada. Cada um desses mapas/biomas possui as suas dificuldades e maneiras de atravessar, gerando uma grande variação de desafio.
- A COSTA – É o primeiro bioma do jogo e é a montanha mais simples, os maiores desafios são águas vivas, que se você pisar, acaba escorregando e sendo envenenado, e espinhos que também envenenam.
- OS TRÓPICOS – Nas florestas você deve evitar os troncos com espinhos, plantas envenenadas, plantas de gás venenoso e plantas bomba, que te empurram para longe e podem te derrubar da montanha. Também é preferível evitar escalar durante a chuva, pois consome energia mais rápido.
- OS ALPES – No bioma de neve, o maior perigo são as geadas, que causam frio. Além disso, existem pitões (suportes para descansar e recuperar energia no meio da escalada) que quebram, e gêiseres que podem te jogar para longe. Também é preciso um cuidado maior, já que muitas superfícies são escorregadias.
- A CALDEIRA – Um mar de lava que fica subindo e descendo. É preciso escolher o seu caminho entre as pedras com muito cuidado, pois algumas tendem a queimar aleatoriamente. Evitando o fogo e o chão de lava, você chega na parte final.
- O FORNO – O interior de um vulcão. Suba evitando pedras quentes, cachoeiras de lava e saltos muito arriscados. Apesar de não ter o mair numero de riscos, é uma das fases mais difíceis. Ao final, chegue ao PICO, acenda um sinalizador e seja resgatado.
O novo bioma – A Chapada
- A CHAPADA – O novo bioma desértico é a mais nova adição do jogo. Possui cactos que machucam, tempestades de areia, escorpiões que atacam o jogador e um sol fortíssimo que causa queimaduras. Se proteger do calor, usando as sombras do mapa, e evitando os escorpiões e cactos, além do furacão, devem tornar a escalada mais segura. Contudo, em cantos escondidos, existem dinamites que explodem ao entrar em contato com o jogador.
A primeira grande atualização de PEAK chegou dia 11 de agosto, apelidada de MESA. Essa atualização foi a que trouxe A Chapada para o game. Como foi um novo bioma adicionado, durante uma semana, o bioma substituiu os Alpes. Após isso, eles passaram a alternar por dia.
Essa substituição ocorreu, pois mesmo com a adição de um novo bioma, só poderiam ter 5 níveis até o final, evitando que a escalada fique longa demais em algumas tentativas e garantindo uma variação maior de gameplay.
DIVERSÃO GARANTIDA COM OS AMIGOS
Aproveitar o domingo com os amigos é sempre algo a se comemorar, principalmente se for para subir uma montanha. Aqui, com os desafios apresentados aos jogadores, a chance de alguma maluquice acontecer e fazer o dia de alguém é bem grande.
A dinâmica de voz do jogo é uma parte essencial da experiência de se jogar PEAK. O jogo conta com o sistema de chat de voz por aproximação, ou seja, quanto mais longe os personagens estiverem dos outros, mais baixa e “longe” estará a voz da pessoa. Portanto, mantenha-se a uma distância segura para poder pedir ajuda caso necessário! E não deixe nenhum amigo para trás!
Como Jogar?
Reúna-se com os seus amigos e prepare-se para subir a montanha. Ao acordar, separe quem vai levar quais itens. Cada item tira um pouco da energia com o “peso”. A fome vem com o tempo, e se o jogador não ingerir nenhum alimento, eventualmente, a fome tira tanta estamina que fica impossível escalar mais.

Além disso, todos os outros fatores (veneno, calor, frio e sono) podem atrapalhar a escalada, embora esses efeitos passem com o tempo. Entretanto, esperar o veneno sumir pode ser perigoso ás vezes, já que a névoa começa a subir a montanha e pode matar o jogador de frio.
Para ajudar na escalada, existem várias mochilas com itens, alguns são comidas (recuperando a energia), outros dão uma barra de energia extra. Também existem itens, como lançadores de corda e corrente, para atravessar um penhasco ou subir mais facilmente.
Ademais, pode-se usar a própria mão para ajudar o amigo que está com a energia acabando, mas está quase chegando onde você está, segurando-o e puxando-o para cima. Ao mesmo tempo, exite uma estátua em cada passagem de um nível para o outro, caso algum tenha morrido, ela revive o jogador, caso todos estejam vivos, ela concede um “item mítico”, que são mais poderosos que itens normais.
APROVEITAR O DOMINGO
Por fim, PEAK pode proporcionar momentos incríveis e muito engraçados com os amigos. Para se distrair com os gritos distantes dos amigos despencando da montanha ou jogando uma casca de banana e fazendo-os escorregar e cair.
Por outro lado, é possível se unir, se ajudar e fazer com que todos escapem da ilha! O mapa dos biomas muda a cada 24 horas, garantindo que a diversidade de caminhos e experiências seja enorme. Dessa forma, a cada dia é uma nova aventura esperando para ser jogada. Claro, apesar de ser focado em multijogador co-op, é possível jogar sozinho para quem curte um desafio solo.
Os desenvolvedores de PEAK já anunciaram que tem vários planos para o futuro, então a vida útil do jogo ainda deve durar bastante tempo. Então, se você nunca jogou e gostaria de tentar, PEAK já está disponível para PC na Steam.
Imagem de capa: Créditos – Divulgação
═══════════════════════════════════════════
🎮 Para mais novidades sobre games, lançamentos e tudo o que move o universo gamer, siga o GamesPop nas redes sociais e fique conectado com o melhor do mundo dos jogos.