Mais um domingo chegou e, com ele, mais uma dica de jogos para você aproveitar o seu dia de descanso tão merecido.

A dica do dia, pode ser considerado um clássico dos FPS, com uma história marcada em uma das empresas de jogos mais conhecidas e, ao mesmo tempo, amada por uns e odiadas por outros, a Valve. Falaremos hoje de Team Fortress 2, um dos clássicos da Steam e que, de algumas formas, muitos consideram que era à frente de seu tempo.

Créditos: Divulgação / Steam

TEAM FORTRESS 2

A Valve lançou o jogo oficialmente em 2007. Assim sendo, Team Fortress 2 – TF2 (Fortaleza da Equipe 2) é um jogo gratuito focado em modos multijogador, e possui visão em primeira pessoa.

Inicialmente, O jogo seria mais realístico e militar, mas ele acabou se tornando um jogo de tiro com o visual mais cartunesco e com uma atmosfera muito mais cômica e absurda do que qualquer outra coisa. A princípio, em seu lançamento, ele foi muito bem recebido pelo público por seu gráfico, estilo, balanceamento e, acima de tudo, por seus personagens.

Trailer: Meet the Pyro / Foto: Reprodução

O jogo fez muito sucesso após o lançamento e também por muitos anos depois. Entretanto, o jogo já quase foi declarado morto, cerca de 6-2 anos atrás, quando era quase impossível entrar em alguma partida. Usuários com “hacks” e “trapaças” em ambos os times, bots ruins, e poucos jogadores criaram um momento de preocupação e instabilidade no jogo. Ainda assim, depois de algum tempo, a Valve voltou a dar certa atenção ao game, expulsando os hackers e fazendo diversas correções em mapas e modos de jogo, trazendo novamente uma comunidade ao game.

Atualmente TF2 conta com cerca de 20-35 mil jogadores simultâneos, revitalizando, de certa forma, a antiga atmosfera divertida e descontraída do jogo.

MODOS DE JOGO PADRÃO

São dois times em jogo, o Time Azul e o Time Vermelho. Eles disputam os objetivos nos mais diversos mapas e modos do jogo, são eles:

  • Ataque/Defesa – O Time BLU (Azul) que ataca os pontos de controle, enquanto o time RED (Vermelho) deve evitar que o outro time os capture. O Time BLU vence apenas se capturar todos os pontos do mapa dentro do tempo.
  • Captura Bandeira – Os dois times estão em um mapa totalmente espelhado, e tem que trabalhar em equipe para, ao mesmo tempo, atacar a base inimiga, capturar uma maleta e levá-la a sua base e defender a sua própria inteligência de ser pega. Vence o time que primeiro capturar a inteligência inimiga 3 vezes.
Créditos: Divulgação / Steam
  • Pontos de Controle – Nesse modo, os mapas variam entre 3 ou 5 pontos de controle espalhados. Só para exemplificar, no mapa com 5 pontos, cada time já tem 2 pontos capturados, e o central é liberado para captura, quando um dos times consegue capturar o ponto central, apenas então ele pode capturar o ponto seguinte.
  • Rei do Pedaço – Em resumo, esse modo se baseia na captura de apenas um único ponto de controle no centro do mapa. Cada time tem que manter o controle do ponto por 3 minutos. Cada time pode recapturar o ponto quantas vezes forem possíveis. Vence o time que manter o ponto sob seu controle por 2 rodadas.
  • Carga Explosiva – Por fim, o último é o Carga Explosiva. Nesse modo, o time BLU deve empurrar o trem bomba, ficando ao lado dele, por alguns pontos específicos, até a base do time RED. A cada “checkpoint” alcançado, mais tempo é adicionado ao cronômetro da partida, dessa forma, sendo muito parecido com o modo Ataque/Defesa, mas funcionando com uma mecânica levemente diferente.

MODOS DE JOGO ESPECIAIS

Além dos modos padrão, o jogo conta com alguns modos especiais, que mudam ainda mais a mecânica e ritmo do jogo, dentre eles estão:

  • Corrida de cargas – Sendo uma espécie de releitura do modo Carga Explosiva. Aqui, os dois times tem que lutar para levar o carrinho do seu time ao ponto final do mapa. Adicionando um carrinho a equipe RED e novos mapas.
  • Medieval – Inegavelmente o modo de jogo mais “único” de TF2. Aqui, eles fazem o mapa funcionar como um Ataque/Defesa, entretanto só existe um ponto que a equipe RED precisa defender. E o maior diferencial, nesse modo, as únicas armas possíveis de usar são as que “poderiam existir” em épocas medievais. Arco e Flecha para o Sniper, Espada para o Demoman ou Taco de basebol para o Scout, por exemplo.
  • MAN VS MACHINE – Sendo o modo que mais fez barulho em seu lançamento, Man vs Machine é um modo onde 6 jogadores se unem e enfrentam hordas intermináveis de Robôs que querem destruir a sua base. Com vários mapas disponíveis e o sistema de upgrades, onde cada robô destruído derruba dinheiro, que, ao final de cada onda, O jogador pode usar o dinheiro para melhorar o seu personagem além de suas capacidades normais. Esse modo fez um enorme sucesso na comunidade de TF2 e oferece uma série de mapas e dificuldades variadas.

Outro modo que é disponível periodicamente, é o VS Sexton Hale, onde um dos jogadores de torna Sexton Hale que, pela história do jogo, é o australiano mais forte do mundo, e todos os outros jogadores têm que se unir para derrotá-lo. Mas não se engane, pois essa tarefa pode se mostar mais complicada do que parece.

PERSONAGENS

Um enorme diferencial do jogo, na época, que agradou todos os jogadores, foi a variedade de classes e maneiras de se jogar com esses personagens.

Tem Fortress 2 vem com 9 classes disponíveis divididas em Ataque, Defesa e Suporte, 3 em cada uma, e, em ordem, são elas:

  • Scout (Olheiro) – Focado em movimentação e armas de combate curta distância. Ele é usado em táticas de “atacar e correr”, onde usa sua velocidade para desviar dos ataques dos oponentes.
  • Soldier (Soldado) – Um homem rígido, bruto e meio bobão. Usa o seu lança-foguetes para destruir os adversários em grande estilo.
  • Pyro – Um humano misterioso com uma máscara de gás e um lança-chamas dando dano ao longo do tempo enquanto os afasta de seus aliados, perfeito para achar espiões invisíveis. Em seus olhos, está brincando e se divertindo com todos.
  • Demoman (Demolidor) – A primeira classe de defesa começa com o Demoman. Ele usa seus lança-granadas para atingir alvos específicos, ou muitos de uma vez, com bombas localizadas e destrutivas.
  • Heavy (Pesado) – Em Seguida, o Heavy é o mais lento e com mais vida do jogo. Carregando uma minigun que gera uma onda de tiros quase imparável. Ele funciona muito bem com um médico ao lado.
  • Engenheiro – O engenheiro é o responsável por construir as estruturas do time, no caso, uma Sentinela de ataque, um Dispensador, que cura aliados próximos e reabastece munição, e 2 teleportes, um de entrada e um de saída.
  • Médico – Usa sua arma de cura para regenerar a vida dos aliados e gerar sobrevida. Após carregar por um tempo, é possível deixar você e o aliado que estiver curando, totalmente invulneráveis por alguns segundos.
  • Sniper – Fica com sua Sniper de longe prestando suporte aos companheiros de time. Abatendo alvos chave e oferecendo informação.
  • Spy (Espião) – Talvez a classe mais difícil de se jogar, podendo de disfarçar de alguém do time inimigo e tentar acabar com eles de dentro. Matando instantaneamente com uma facada nas costas, podendo destruir as construções do engenheiro as sabotando e também podendo ficar invisível.
Expiration Date (Data de validade) / Créditos: teamfortress

DIFERENTES MANEIRAS DE SE JOGAR

Ao mesmo tempo, outro ponto que cai nas graças dos jogadores, foi a possibilidade de variedade de gameplay que cada classe possui. Para ser mais fácil de explicar, primeiro uma leve passada em como as classes funcionam num geral.

Todas as classes possuem 3 armas, a principal, a secundária e uma corpo-a-corpo. O jogo disponibiliza, gratuita e aleatoriamente, para os jogadores durante as partidas, novas armas, equipamentos e até roupas para os personagens. Ao passo que muitas são apenas mudanças visuais (como as skins em outros jogos), outras têm mudanças de mecânicas, como (dar menos dano mas dar tiros mais rápidos) por exemplo.

Com isso, a variedade de combinações, de maneira geral, permite que, cada classe tenha, pelo menos, 2 maneiras diferentes de se jogar.

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O Demoman, por exemplo, além das armas lança bomba, pode substituir as armas principal e secundária por equipamentos de velocidade e dano e usar apenas a sua espada no combate, popularmente conhecido como (DemoKnight).

O Soldado pode trocar por um lança-foguetes de treino que não dá dano nenhum ao usar para pular e botas de redução de dano de queda e uma pá que dá crítico ao atacar caindo, o que gera situações de Jogadores saltando pelo mapa inteiro e simplesmente abatendo outros jogadores caindo do céu do mais absoluto nada.

Essas variações se dão em todas as classes do jogo, mudando a maneira como se joga, mantendo a diversão, e o “absurdo” do jogo com garantia de entreter por muito tempo sem se repetir. Dessa maneira, é possível dizer que, apesar de ter “apenas” 9 personagens, existem, pelo menos, “18 classes” para se jogar.

FOCO NA DIVERSÃO

Eles construíram o jogo para ser jogado da maneira que o jogador preferir, por consequência, dando mais controle e sensação de liberdade para quem está jogando.

A Valve trabalhou todos os outros aspectos do jogo, também, voltados para isso. Por se tratar de um gráfico cartunesco, a “violência gráfica” se torna totalmente cômica e divertida. Fugindo do realismo, permitindo assim, que situações que poderiam ser até bizarras, se tornem ainda mais um fator de risadas e entretenimento.

Um fator de jogo que, agrada e diverte alguns (como esse que vos escreve) e enraivece a maioria, são os “críticos aleatórios” que ocorrem durante as partidas, oferecendo reviravoltas completamente absurdas em combates “já ganhos”. Portanto, estejá preparado para isso.

A Valve permitu, também, que a comunicação dentro de jogo se desse de diversas maneiras. Além do voice-chat e do chat escrito, existem comandos de fala que totalizam cerca de 25 comandos que cada personagem diz com sua voz e com a sua personalidade, mostrando o cuidado de produção. Isso possibilita que, mesmo quem não possua fone, possa se comunicar rapidamente e sem problemas com os colegas e, principalmente, deixa o personagem mais vivo.

Eles, de certa forma, também estavam à frente de seu tempo em alguns aspectos. Hoje em dia, se vê muito a questão das “dancinhas” em jogos mundo afora. Mas Em TF2, lançado em 2007 elas já existiam, o que talvez seja um diferencial é que a Valve fez muitas animações originais nesse sentido, e não se utilizou de quase nenhum “meme”, embora tenham também animações assim.

Por outro lado, se um dos usuários que possuia uma dança que outro não tinha, esse poderia iniciar o comando de animação ao lado de quem a tinha e dançar junto, gerando servidores inteiros dançando, ignorando o principal objetivo do mapa.

jogadores dançando “Conga” – Team Fortress 2 / Foto: Reprodução

UM MUNDO FORA DO JOGO

Do mesmo modo que o jogo já foi muito grande, sua comunidade fora dele também era gigantesca e muito ativa, uma parte é até hoje.

Ao contrário do que muitos jogos do tipo faziam na época, TF2 traz uma história e construção de mundo e personagem que, apesar de citados nos mapas e falas do jogo, eram trabalhados por fora. Com a finalidade de trabalhar isso melhor, a Valve lançou muitas das histórias do jogo em forma de animação e, principalmente, de quadrinho, todos disponíveis no próprio site oficial de Team Fortress.

Além disso, eles lançaram último volume dos quadrinhos de TF2 no fim de 2024, após 7 anos sem nenhum novo volume. Sendo um encerramento da história do jogo feito de maneira emocinante e muito bonita. Dessa forma, se tornando uma “despedida” aos fãs que, por tantos anos, continuaram a fazer parte dessa comunidade.

Ao mesmo tempo, uma comunidade inteira de TF2 criou uma série de animações com os personagens do jogo nos mais diversos contextos. Isso se deu a partir de uma competição de animação que a própria Valve inciou e ficou conhecida como Saxxy Awards, que teve edições entre 2012 e 2016. Entretanto muito constinuaram criando suas próprias histórias depois disso, gerando animações incríveis, que mantiveram a comunidade viva por muito tempo.

CONCLUSÕES FINAIS

Por fim, Team Fortess 2 pode ser considerado um jogo muito bom, que envelheceu muito bem, com mecânicas e jogabilidades muito boas. Inegavelmente, em vários aspectos (Danças, Skins para arma e personagem, Universo expandido e Criação de personagem) era também, um jogo bem “A frente de seu tempo“, pois, a maioria dos jogos, hoje em dia, também fazem essas coisa. Claro que de maneiras levementes diferentes, mas o ponto se mantém.

Sendo assim, Team Fortress 2 é uma ótima pedida para o seu domingo, seja para relembrar um clássico, seja para conhecer um novo jogo e ter novas experiências.

Aliás, apesar da Valve ter lançado TF2 em 2007, seu visual se mantêm bem atual e funcional, algo muito raro de se ver hoje em dia. Assim, se quiser experimentar essa jóia dos jogos eletrônicos, basta baixar o jogo gratuitamente na Steam. Todos os personagens já vem com o jogo e as armas virão com o tempo, mas não demoram.

A diversão será garantida, Team Fortress 2 trás confusão, adranalina e combates frenéticos, surpreendentemente, desde o primeiro clique, algo que não se vê mais tanto por ai. Vale a pena dar uma chance, ou para outros, a merecida segunda chance.