O livro “Dona Vitória Joana da Paz”, de Fábio Gusmão, narra a impressionante jornada de Dona Joana, também conhecida como Tia Zika, que fez história no Brasil ao denunciar um esquema de tráfico que então levou à prisão de dezenas de traficantes e policiais corruptos.
Aos 80 anos, Dona Joana realizou o sonho de comprar um apartamento em Copacabana. No entanto, em 2004, sua vida mudou drasticamente quando um ponto de venda de drogas foi criado a menos de 200 metros de sua residência. Incomodada com a violência e o uso de drogas perto de sua casa, ela tentou mobilizar o condomínio e buscar ajuda da polícia, mas sem sucesso.
Determinada a resolver o problema, Dona Joana comprou uma câmera e começou a filmar as atividades suspeitas, narrando tudo o que acontecia. Com o apoio do jornalista Fábio Gusmão, ela levou as gravações à delegacia, resultando na prisão de traficantes e policiais corruptos. Para sua segurança, Dona Joana entrou no programa de proteção à vítima. Ela faleceu em 2023, de causas naturais.
A obra de Gusmão detalha a vida e a coragem de Dona Vitória Joana da Paz, incluindo transcrições de suas narrações e imagens captadas. Esse relato busca preservar a memória de uma mulher que deixou sua marca na história do país.
Leia também: Estação Liberdade lança livros de contos bilíngue de Franz Kafka
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram