Yes, chef. Fenômeno internacional, The Bear tem chamado atenção entre os amantes de séries com histórias tensas, reais e com um leve humor. Um exemplo disso, é que apenas em 2024, The Bear conquistou diversos prêmios, como o de Melhor Série de TV de Comédia ou Musical no Globo de Ouro. Além disso, os atores Jeremy Allen White (Carmy) e Ayo Edebiri (Sydney) venceram nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz em Série de TV – Comédia ou Musical. A série também levou diversos prêmios no Emmy 2024, mostrando que não estava para brincadeira!
Todo esse sucesso faz parte de um gênero recente, mas que vem crescendo cada vez mais: a dramédia. As séries de comédia dramáticas, carinhosamente chamadas de dramédia, fazem parte de um gênero híbrido, criado a partir das junções dos gêneros de drama e comédia. Ou seja, as histórias são “sérias”, mas tem um leve humor.
A ideia é retratar a vida como ela é, trazendo histórias profundas e engraçadas. Assim, nem o humor ou drama são tratados de forma superficial, nos levando a fundo nas cicatrizes de cada personagem e seus dilemas diários. Afinal de contas, quem nunca sentiu pressão para atingir o sucesso profissional jovem? Ou melhor, quem nunca ficou com medo de arriscar algo por receio de errar ou ser julgado?
Assim como a vida, são séries agridoce, com momentos de tensão, tristeza, suspiro e comédia. Nos fazem rir, mas também nos fazem refletir, e questionar como estamos levando a nossa vida. A vida é complicada e a dramédia tenta mostrar isso.
Produções de Dramédia
Normalmente, o enredo da dramédia gira em torno de um personagem que deseja conseguir algo, seja uma realização profissional ou desapegar do passado. Assim, a história foca na sua trajetória, tentativas frustradas, erros de personalidade e vulnerabilidade.
Outro exemplo clássico de dramédia, é a premiada série Fleabag, criada e estrelada por Phoebe Waller-Bridge. Nela, vemos uma personagem extremamente complexa, com muitos defeitos, que tenta lidar com traumas do passado ao mesmo tempo que tenta sobreviver em Londres.
Além disso, Orange is the new Black (2013 – 2019), Girls (2012 – 2017), Os Rejeitados (2023) e a famosa série Treta (2023) também exploram esse gênero. Todas essas produções, de uma forma ou de outra, tratam de emoções limites, conflitos internos e externos e no humor do mundano.