O consumo de E-Books tem crescido significativamente nos últimos anos no Brasil. Segundo os dados de uma pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), foram mais de 55 milhões de E-Books vendidos apenas em 2021, e essa é uma tendência que deve se consolidar nos próximos anos.
Para acompanhar esse fenômeno, as editoras cada vez mais têm investido em lançamento de livros diretos e adaptação de obras para o meio digital. O custo de produção é menor em relação ao processo do livro físico e, além disso, a internet facilita a divulgação e compra do produto.
Maior acesso aos Livros
A maior vantagem dos E-Books é a acessibilidade e a autonomia do leitor que pode escolher como vai acessar o conteúdo. O grande diferencial que deve ser levado em conta, é como os E-Books auxiliam na democratização da leitura, já que muitas vezes o leitor não tem acesso a livrarias de qualidade, e o preço geralmente é alto.
LEIA TAMBÉM: Shopee e literatura: Plataforma tem aumento na procura por livros
No Brasil, é grande o número de pessoas que ainda não têm acesso à internet, o que vai contra esse fenômeno do consumo dos livros digitais. Mas apesar disso é importante ressaltar como a tecnologia tem sido uma grande aliada na democratização do acesso aos livros. Os E-Books são mais acessíveis e geralmente mais baratos. Basta ter um dispositivo eletrônico e acesso à internet, e o leitor pode consumir cada vez mais conteúdo de qualidade em diferentes formatos.
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza.