Fãs do EA FC já estão contando os dias para o lançamento da edição de 2026, que chegará aos consoles e PC em 26 de setembro. Como de costume, a atualização anual do antigo “FIFA” da EA Sports traz atualizações no elenco, gráficos aprimorados e ajustes na jogabilidade.

Após a edição de 2025 focar na inovação do ‘Modo Carreira’, esta versão tem como objetivo oferecer uma resposta às críticas, realizando mudanças significativas na jogabilidade através de feedbacks da comunidade de jogadores. Confira abaixo as principais mudanças.

Trailer oficial do EA FC 26 (Reprodução: EA Sports via YouTube)

Dois modos de jogabilidade

Após anos sendo alvos de críticas devido à queda de qualidade na jogabilidade, a EA preparou grandes alterações como resposta. Inclusive, a equipe de desenvolvimento usou como base os comentários da própria comunidade de gamers engajados no FC 25. Dessa forma, a nova edição contará com duas opções de modelo de jogabilidade: competitivo e autêntico.

O ‘competitivo’ tem como foco as disputas online, como no Ultimate Team e Clubs, e traz maior responsividade e controle de atleta, com um ritmo de jogo mais rápido. Enquanto isso, o ‘autêntico’ preza pelo realismo, replicando o ritmo/velocidade de partidas reais, especialmente nos modos offline, como o modo Carreira.

Apesar disso, há mudanças relevantes que funcionarão nos dois modos:

  • Drible e condução: mais fluidez e agilidade para os dribles especificamente, com impacto de fatores como a altura, peso e velocidade do atleta. O foco foi tornar os jogadores mais ágeis e rápidos para eliminar a sensação de que o atleta está “pesado”. Além disso, o game parece ter resolvido um velho problema: a perda da bola na condução. Agora, o jogador terá a bola mais próxima de si ao conduzir. Um ponto importante: o jogo removeu a condução ágil (L2+R2 no PlayStation e LT+RT no Xbox).
  • Goleiros: haverá maior consistência nas atuações, para evitar falhas por consequência da CPU. Jogadores também terão mais agilidade para prever a direção do chute. Os desvios terão a tendência de sair de campo, voltar na defesa do time ou para espaços vazios.

Modo Carreira

O Modo Carreira tanto para técnico quanto para jogador(a) foi o alvo das principais mudanças na edição de 2025. Dessa vez, permanece recebendo novidades. São elas:

  • Desafios dinâmicos: buscando acabar com a sensação de monotonia com o passar das temporadas, o MC receberá desafios novos, que serão objetivos de curto prazo baseado em cenários reais, como vencer cinco partidas seguidas.
  • Mercado de técnicos: técnicos de times da CPU agora poderão ser demitidos. Nesse sentido, as trocas causarão mudanças táticas em seus adversários, além de criar um novo mercado de treinadores no game.
  • Imprevisibilidade: o MC ganhará novos eventos inesperados fora de campo. Lesões em massa, crises financeiras, desavenças entre jogadores, atletas com dificuldades para se ajustar à cidade e ao clube, entre outros, serão desafios inesperados para o treinador.
  • Arquétipos: para o modo específico de jogador, a grande novidade será a presença de 13 arquétipos, com as opções de focar em ritmo e condução, fisicalidade, etc. Dessa forma, a evolução de seu jogador seguirá as tendências de cada arquétipo.
  • Jogar com lendas: será possível desbloquear grandes lendas do futebol para realizar o MC.
Zlatan Ibrahimovic é a nova estrela destacada pelo EA FC 26 (Créditos: Electronic Arts)

O que muda no Ultimate Team?

O Ultimate Team também receberá novidades! Entre elas, os modos Rivals e Champions passarão por uma renovação. A partir do EA FC 26, haverá missões dentro do Rivals, além de mais competições de fim de semana. A disputa por vaga no Champions passa a ser exclusivamente pelas classificações de divisão e pontos de qualificação.

Quais são os melhores jogadores no EA FC 26?

Sem Jude Bellingham e Erling Haaland no topo, o EA FC 26 contará com um quarteto liderando o ranking de melhores atletas. Mohamed Salah teve sua nota elevada e agora se junta a Kylian Mbappé como os melhores jogadores do futebol masculino, enquanto a dupla do Barcelona Alexia Putellas e Aitana Bonmatí permanecem no topo do feminino. Todos eles com 91 de média.

Entre os destaques que aumentaram suas notas está o brasileiro Raphinha, que subiu de 84 para 89 em comparação com a edição de 2025, e seu companheiro de equipe Lamine Yamal que também saltou de 81 para 89. Além deles, outros 22 atletas completam a lista de melhores jogadores com média entre 91 e 89.

  1. Mohamed Salah (Liverpool) – 91
  2. Alexia Putellas (Barcelona) – 91
  3. Aitana Bonmatí (Barcelona) – 91
  4. Kylian Mbappé (Real Madrid) – 91
  5. Ousmane Dembélé (PSG) – 90
  6. Graham Hansen (Barcelona) – 90
  7. Rodri (Manchester City) – 90
  8. Virgil van Dijk (Liverpool) – 90
  9. Jude Bellingham (Real Madrid) – 90
  10. Erling Haaland (Manchester City) – 90
  11. Alessia Russo (Arsenal) – 89
  12. Mariona (Arsenal) – 89
  13. Raphinha (Barcelona) – 89
  14. Lamine Yamal (Barcelona) – 89
  15. Patri Guijarro (Barcelona) – 89
  16. Shaw (Manchester City) – 89
  17. Achraf Hakimi (PSG) – 89
  18. Vitinha (PSG) – 89
  19. Pedri (Barcelona) – 89
  20. Joshua Kimmich (Bayern) – 89
  21. Alisson (Liverpool) – 89
  22. Harry Kane (Bayern) – 89
  23. Federico Valverde (Real Madrid) – 89
  24. Vinícius Jr. (Real Madrid) – 89
  25. Florian Wirtz (Liverpool) – 89
  26. Thibaut Courtois  (Real Madrid) – 89
  27. Robert Lewandowski (Barcelona) – 89
  28. Mapi León (Barcelona) – 89

Créditos da capa: Electronic Arts