Editora libanesa publica autor brasileiro, Roberto Khatlab, em seu novo lançamento “Brasilibaneses no Líbano”.

A editora libanesa Dar Saer Mashrek irá publicar o novo livro do autor Roberto Khatlab no dia 29 de fevereiro. Na obra, o autor conta sobre a trajetória entre as comunidades libanesas e brasileiras. Assim, ele traz uma visão sobre os vínculos culturais, históricos e sociopolíticos na língua portuguesa.

Editora libanesa publica autor brasileiro, na imagem vemos a capa do livro "Brasilibaneses no líbano", do autor Roberto Kathlab.
Foto: Divulgação / Capa

Sobre “Brasilibaneses no Líbano”

Através de um estudo pioneiro, o leitor vai conhecer mais de 123 anos da história de imigração e reimigração dos brasilibaneses. E, o começo de tudo foi em 1795, quando Joseph Ibrahim Nehme, do Emirado do Monte Líbano chegou ao Brasil. Desde então, a relação entre brasileiros e libaneses vêm se desenvolvendo, marcada também pelas viagens de Dom Pedro II ao Líbano, depois do ano de 1876.

Para escrever o livro, o autor realizou pesquisas exclusivas com base em entrevistas, documentos, pesquisas e notas pessoais. Dessa forma, ele cunhou o termo “brasilibaneses” para descrever os indivíduos de dupla nacionalidade, que vivem tanto no Brasil quanto no Líbano.

Portanto, “Brasilibaneses no Líbano” traz um registro único e uma oportunidade para que as famílias e descendentes possam resgatar sua ancestralidade. Assim, conhecendo um pedacinho do Brasil no Oriente Médio.

Sobre o autor, Roberto Khatlab

Imagem do arquivo pessoal do autor do livro "Brasilibaneses no Líbano", Roberto Kathlab.
Foto: Divulgação

Nascido em Maringá, Paraná, Brasil, hoje é cidadão libanês naturalizado, sendo parte da comunidade brasilibanesa. Além de pesquisador e escritor, ele também é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina na Université Saint-Esprit de Kaslik, no Líbano.

Com mais de 20 obras publicadas em português, árabe, espanhol, francês e inglês, ele é conhecido por livros como “As Viagens de Dom Pedro II ao Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876”, “Descubra o Líbano” (um guia turístico, histórico e cultural), “Os Libaneses no Mundo” e “Brasil-Líbano: Amizade que Desafia a Distância”.

Os livros do autor são uma verdadeira festa para quem deseja se aprofundar na cultura e história do povo libanês no Brasil. E agora, a editora libanesa publica o autor brasileiro, abrindo portas para libaneses que desejam explorar mais dessa cultura em “Brasilibaneses no Líbano”.