Uma das novidades da Festa Literária Internacional de Paraty 2024 (Flip) será o lançamento da Editora Modelo. Cibele Bustamante, Silvia Rebello e Leandro Müller, coordenadores do Nespe (Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais), criaram a editora, que já conta com três títulos.

Eles são: “Os livros antes do livro” e “Composição tipográfica” de Cibele Bustamante, e “O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, de Leonardo Neto. O lançamento da Editora Modelo acontece no dia 12 de outubro, a partir das 17h10, na Casa PublishNews. Além disso, na solenidade, serão lançados os dois livros de Cibele Bustamante. Também haverá um bate-papo com Leonardo Neto e Leandro Müller sobre ‘O que pensa o mercado editorial brasileiro?

A Editora Modelo incentiva a difusão do conhecimento sobre livros, com produção de autores nacionais. Do mesmo modo, pretende lançar obras que ajudam no bom exercício profissional dentro do mercado editorial. Também há planos de tradução de textos estrangeiros para o português.

NESPE e o mercado editorial brasileiro

O Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE) foi fundado em 2016. Sua missão foi transformar o mercado editorial brasileiro, através da disseminação de conhecimento especializado, assim como promover práticas inovadoras. 

Portanto tanto Cibele Bustamante e Leandro Müller, quanto Silvia Ravello professora na pós-graduação de Edição e Gestão Editorial, se juntaram para fundar a Editora Modelo, para levar adiante o propósito do núcleo:

“Como nossa missão é o foco na disseminação de conhecimento para e sobre o mercado editorial como um todo, publicaremos principalmente livros de não-ficção sobre livros, mercado e produção editorial, bem como sua história e temas correlatos, como design de livros, composição tipográfica, manuais de escrita, etc.”, afirma Leandro Müller.