O Governo do Estado de São Paulo anunciou recentemente que levará uma delegação de empresas paulistas para a gamescom 2024. Conhecida como, a maior feira de games do mundo, o evento acontecerá de 21 a 25 de agosto em Colônia, na Alemanha.

A iniciativa, realizada pelo CreativeSP, integra um esforço contínuo para promover a internacionalização das empresas do setor de games. Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, esse mercado movimenta quase R$ 1 bilhão por ano no estado.

Government of SP supports holding the 1st edition of gamescom latam in Brazil
Governo do Estado de São Paulo abre edição de estreia da gamescom latam (Foto: Cultura +/GovernoSP)

Incentivo às empresas paulistas na gamescom

A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa. Além da parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Nesse sentido, o governo de São Paulo está apoiando diretamente essas empresas e facilitando a exposição internacional de seus produtos e serviços. Para Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, essa ação não é apenas econômica:

“Este é um passo estratégico para impulsionar o setor de games de São Paulo, que já é reconhecido como um dos mais vibrantes do mundo. Certamente, esta missão resultará em parcerias significativas e contribuirá para a projeção do nosso estado como um hub de inovação e criatividade no cenário internacional.”

A gamescom é reconhecida mundialmente como um ponto de encontro crucial para empresas, desenvolvedores, publishers e investidores da indústria de jogos. Portanto, a participação das empresas paulistas é um passo importante para fortalecer a presença brasileira no mercado global. E, ao mesmo tempo, abrir portas para novos negócios e colaborações internacionais.

gamescom latam has a dedicated area for those looking for a job
Na gamescom latam havia uma área dedicada para quem está buscando emprego no mercado de jogos (Foto: gamescom latam)

Impacto brasileiro no mercado de games

Segundo a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), o setor de games no Brasil movimenta bilhões de reais anualmente. Isso graças a constante expansão, impulsionada pela inovação e qualidade dos jogos desenvolvidos no país.

Com a oportunidade de participar da gamescom, espera-se que o Brasil atraia atenção com projetos que destacam a criatividade e a qualidade do trabalho nacional. Além disso, o evento será uma vitrine para a diversidade cultural e o talento dos profissionais BR.

CreativeSP in partnership with InvestSP during gamescom latam
No período da gamescom latam a gestão paulista anunciou um edital de R$ 9,5 milhões para projetos no setor (Foto: Cultura +/GovernoSP)

O Brasil cada vez mais forte na indústria gamer

Em 23 missões já realizadas, o CreativeSP levou mais de 200 empresas da indústria cultural para eventos de inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura. E agora, com o apoio do Governo de SP, as empresas paulistas estão prontas para mostrar ao mundo o melhor da produção de games nacional.

Além disso, a iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em apoiar a internacionalização e a inovação tecnológica. E dessa forma, garantir que as empresas estejam no centro das atenções em um dos eventos mais importantes da indústria gamer.

(Fonte: press release oficial Governo do Estado de São Paulo)