O ENEM já utilizou em suas questões filmes como O Auto da Compadecida

O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. A prova, considerada uma das principais portas de entrada para o ensino superior, exige dos candidatos não apenas domínio dos conteúdos das disciplinas tradicionais, mas também leitura crítica e um repertório sociocultural.

Nos últimos anos, filmes como Jogos Vorazes e Homem do Futuro já apareceram em questões da prova e também se mostraram úteis como repertório para a redação. Para além do entretenimento, o cinema conecta diferentes áreas do conhecimento e amplia a forma como entendemos e aprendemos temas sociais, históricos e culturais.

Com a vitória do filme brasileiro Ainda Estou Aqui no Oscar, o cinema nacional ganhou um destaque especial. Assim, esse cenário reforça a expectativa de que produções brasileiras tenham ainda mais espaço no exame nacional do ensino médio deste ano.

Confira abaixo os filmes que podem cair no ENEM 2025

Ainda Estou Aqui (2024)

Elenco de Ainda Estou Aqui
Créditos: Divulgação

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui aborda sobre o período da ditadura militar. O filme ambientado na década de 1970, acompanha a família de Rubens Paiva (Selton Mello). Um dia, ele desapareceu, sendo levado por militares disfarçados, e assim, sua esposa, Eunice Paiva (Fernanda Torres), precisou mudar toda a sua vida drasticamente enquanto tentava descobrir o que aconteceu com ele. A obra de Walter Salles é baseada em fatos reais e no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva.

Disponível em: Globoplay


Que horas ela volta? (2015)

Que Horas Ela Volta de Ana Muylaert
Foto: Divulgação Globo

Dirigido por Anna Muyleart, o filme traz Val (Regina Casé), uma mulher que precisa deixar a filha no interior de Pernambuco, para se mudar para São Paulo e trabalhar como babá de um menino chamado Fabinho, onde passa 13 anos cuidando dele. Todavia, apesar de conseguir certa estabilidade financeira, ela convive com a dificuldade de não ter sido próxima da criação da própria filha, até que Jéssica (Camila Márdila) decide viajar e prestar o mesmo vestibular que Fabinho. O filme entrega uma discussão sobre desigualdade social que pode ser abordada durante o ENEM.

Disponível em: Netflix

Carlota Joaquina: Princesa do Brazil (1995)

ENEM 2025 Carlota Joaquina: A Princesa do Brazil
Crédito: Copacabana Filmes

Carlota Joaquina: A Princesa do Brazil, acaba de retornar ao cinema para uma versão remasterizada após 30 anos de seu lançamento, é uma história em versão satírica do Brasil do século 18, que narra as aventuras de Carlota Joaquina, a partir da chegada da realeza portuguesa ao Brasil, trazendo Marieta Severo como a protagonista. Logo, o filme se torna uma forma divertida e leve para aprender sobre a adaptação da família real aos tempos da colônia.

Disponível em: Netflix

Medida Provisória (2020)

Medida Provisória (2020), de Lázaro Ramos
Crédito: Divulgação

É um filme de ficção científica e drama, onde retrata uma iniciativa do governo brasileira de declarar uma medida provisória onde todos os cidadãos negros devem se mudar para a África. Na trama, acompanhamos Capitu (Taís Araújo), Antonio (Alfred Enoch) e André (Seu Jorge) lidando com as consequências dessa ação governamental. Assim, o filme aborda uma discussão sobre as questões do racismo estrutural e as suas manifestações dentro da sociedade.

Disponível em: Telecine

12 anos de escravidão (2013)

Cena do filme Doze Anos de Escravidão
Crédito: Divulgação

Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, onde um violinista (Chiwetel Eijofor), que era livre mas é submetido a um sequestro e acorda acorrentado em uma região distante, onde passa 12 anos sendo escravizado por Ford (Benedict Cumberbatch) e Epps (Michael Fassbender). Dessa forma, o filme aborda uma discussão bastante pertinente para o ENEM sobre as consequências da escravidão que perduram até hoje e os impactos do racismo na sociedade.

Disponível em: Paramount+

Bacurau (2019)

ENEM 2025 Cena de Bacurau, filme nacional.
Crédito: Arte França Cinéma / Globo Filmes

O filme retrata o momento em que moradores de uma pequena cidade do sertão nordestino, chamada Bacurau, descobrem que ela não consta mais em nenhum mapa, enquanto acontecimentos estranhos como assassinatos, carros baleados e drones rondando a cidade começam a aparecer. Assim, a obra com atmosfera distópica aborda temas que podem cair no exame como violência, corrupção, invisibilidade social e além disso, a xenofobia.

Disponível em: Telecine

Memórias Póstumas (2001)

ENEM 2025 Memórias Póstumas
Crédito: Divulgação

O filme de comédia dramática, retrata a obra de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, onde traz Reginaldo Faria, como Brás Cubas, que narra suas memórias e revisita algumas histórias e momentos marcantes de sua vida, com destaque para Marcela, interpretada por Alice Braga, que foi um de seus amores. Além disso, o filme retrata algumas questões como a escravidão e a divisão das classes sociais, onde o próprio Brás Cubas fala sobre o fato dele nunca ter precisado trabalhar quando estava vivo.

Disponível em: AppleTV+

Marighella (2019)

ENEM 2025 Marighella
Crédito: Divulgação

Protagonizado por Seu Jorge, o filme retrata a trajetória de Carlos Marighella, em 1969, enquanto liderava um grupo de jovens guerrilheiros na resistência a ditadura e enquanto um policial e seu principal opositor, Lúcio, interpretado por Bruno Gagliasso, e que logo, o intitulou como inimigo número um do país. O filme foi dirigido por Wagner Moura e aborda o autoritarismo do período da ditadura militar e além disso, aborda de forma mais forte a resistência política, que podem ser temas facilmente usados no ENEM.

Disponível em: Globoplay

Doutor Gama (2021)

ENEM 2025 filme Doutor Gama
Foto: Reprodução/Globoplay

O filme dirigido por Jeferson De, é um drama biográfico, sobre a vida de Luís Gama (César Mello), que foi vendido aos 10 anos como escravo para pagar as dívidas de seu pai até crescer e se tornar um escritor e advogado negro, que utilizou seu conhecimento sobre as leis para libertar mais de 500 escravos durante toda a sua vida. Por fim, o filme aborda temas como racismo e cidadania.

Disponível em: Globoplay

Vale a pena começar a maratona de estudos e de filmes o quanto antes. Além de entreter, as produções ajudam a revisar conteúdos, levantar reflexões sobre temas sociais, culturais e históricos e ainda deixam a preparação para o Enem mais dinâmica e completa.

Imagem de capa: Pexels