O Enem 2023 está chegando e, junto a ele, surgem várias dúvidas de como se preparar para ir bem na prova. Um exame multidisciplinar, a prova aborda várias habilidades e diferentes áreas do conhecimento e, por isso, filmes, séries, livros e demais elementos da cultura pop podem aparecer em meio às questões de diferentes formas e abordagens.

Dessa forma, o cinema é uma forte ferramenta de interdisciplinaridade entre as áreas e, por contar uma infinidade de histórias, podem aparecer nas mais variadas questões, de literatura a matemática, é possível relacionar uma questão da prova a um filme.

Em outras palavras, a prova vai muito além dos livros didáticos e o cinema nos auxilia a compreender o mundo e suas complexidades a partir dos olhos de dezenas de personagens. Assim, veja de que forma diferentes filmes já marcaram presença em questões da prova.

1. Harry Potter

O bruxinho mais amado do mundo marcou presença no Enem 2020. No entanto, numa questão pouco provável de se imaginar: na prova de Matemática e Suas Tecnologias. Veja:

[ENEM 2020] Nos livros Harry Potter, um anagrama do nome do personagem “TOM MARVOLO RIDDLE” gerou a frase “I AM LORD VOLDEMORT”.

Suponha que Harry quisesse formar todos os anagramas da frase “I AM POTTER”, de tal forma que as vogais e consoantes aparecessem sempre intercaladas, e sem considerar o espaçamento entre as letras.

Nessas condições, o número de anagramas formados é dado por:

A) 9!

B) 4! 5!

C) 2 x 4! 5!

D) 9!/2

E) 4! 5!/2

A alternativa correta é a letra E.

2. O Auto da Compadecida

Seja como for, o cinema nacional também é figura carimbada nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Desse modo, no Enem 2021, foi a vez da comédia inspirada na obra de Ariano Suassuna, dirigida por Guel Arraes.

[ENEM 2021] Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.

GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia?

João Pessoa: Editora Universitária, 2009.

A destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:

A) Alianças afetivas conectadas a ritual matrimonial. B Práticas místicas associadas a patrimônio cultural. © Manifestações teatrais atreladas a imaginário político. d Narrativas filmicas relacionadas às intempéries climáticas. © Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.

B) Práticas místicas associadas a patrimônio cultural. Manifestações teatrais atreladas a imaginário político. d Narrativas filmicas relacionadas às intempéries climáticas. © Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.

C) Manifestações teatrais atreladas a imaginário político.

D) Narrativas filmicas relacionadas às intempéries climáticas.

E) Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.

3. Que Horas Ela Volta?

Outro título nacional que ganhou um espacinho na prova foi Que Horas Ela Volta? Porém, dessa vez, na prova de Linguagens e Códigos, veja em seguida:

[ENEM 2023] QUE HORAS ELA VOLTA?

A frase, título do filme, reproduz uma variedade linguística recorrente na fala de muitos brasileiros. Essa estrutura caracteriza-se pelo(a):

A) Uso de uma marcação temporal.

B) Imprecisão do referente de pessoa.

C) Organização interrogativa da frase.

D) Utilização de um verbo de ação.

E) Apagamento de uma preposição.

4. Jogos Vorazes

Por fim, a franquia que volta aos cinemas em novembro caiu na prova de inglês do Enem PPL, exame específico para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medidas socioeducativas.

Esta questão, por outro lado, demonstra como os filmes também podem passar pelas provas de idioma. Então, veja a seguir a questão que abordou o filme Jogos Vorazes:

[ENEM 2016] Hunger Games Review: Family Film Guide

Parent Concerns: There is definitely violence in this film. The central Hunger Games may not be as bloody and brutal as author Suzanne Collins describes in the novel, but there’s a visceral reaction to seeing the kid-on-kid violence rather than conjuring it in your own imagination, The tributes kill each other in a host of ways, from spear, knife and arrow wounds to hand-to-hand battles that leave teens with their heads smashed in or necks snapped. The editing is quick and the shots never linger on anything overly graphic, but there is blood and twenty-two adolescents, aged 12-18, die in the annual blood sport pageant. Immature tweens, even if they’ve read the books, may not be ready to handle to the film just yet. A good rule of thumb: if they’re not old enough to be reaped into the Hunger Games, they’re probably not mature enough to see it.

ANGULO-CHEN, S. Disponível em http://news.moviefone.com. Acesso em: 28 jun. 2012

Produções literárias e cinematográficas estão, muitas vezes, articuladas. No caso do filme Hunger Games, a autora da resenha chama a atenção para a questão da violência, que é mais

A) Detalhada do que a autora do livro gostaria que fosse.

B) Brutal do que os pais permitiriam para seus filhos.

C) Amena do que os adolescentes imaginavam.

D) Superficial do que o público poderia esperar.

E) Impactante do que a representada no livro.

Cinema no vestibular

Do mesmo modo em que os filmes podem retratar diferentes temáticas, outra variedade de filmes já apareceram em questões e até mesmo nos textos base da redação. Portanto, outras dezenas também podem aparecer neste ano e nos seguintes.

E não só no Enem, mas também em outros vestibulares. Assim, quais outros filmes poderiam se relacionar com questões de vestibular?