E os dois personagens que se odiavam tanto no começa, agora acabam compartilhando de sonhos e sentimentos mútuos um pelo outro, e assim terminam juntos, felizes para sempre. Falando assim, você deve ter se lembrado de pelo menos um filme, não é mesmo? Isso não é por acaso: trata-se de um subgênero que, atualmente, ficou conhecido como filmes de Enemies to Lovers.
Se não ficou claro antes, o termo em Enemies to Lovers pode ser traduzido livremente como “de inimigos para amantes“. De modo geral, são aquelas histórias que começam com dois personagens se odiando. Contudo, por algum motivo da história, esse ódio acaba se transformando em amor.
Esse estilo é muito famoso, principalmente aos amantes de comédia romântica e do próprio romance em si. Mas esse estilo já não é um tanto quanto clichê? Sim e não. Há filmes que de fato repetem a receita de bolo de outros, tornando algo bem previsível. Contudo, outras histórias constroem uma narrativa tão interessante, que tornam-se ícones do cinema e cultura pop.
Logo, vamos conhecer alguns destes clássicos, distribuídos em cada streaming:
5 filmes de Enemies to Lovers
A Proposta
Para começar essa lista, nada melhor do que trazer logo a dupla Ryan Reynolds e Sandra Bullock, não é mesmo? Em A Proposta (2009) temos uma comédia romântica que é diversão garantida!
Sinopse: Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa editora de livros que corre o risco de ser deportada para o Canadá, seu país natal. Assim, para poder permanecer em Nova York, ela diz estar noiva de seu assistente, Andrew (Ryan Reynolds).
O jovem aceita ajudá-la, mas somente com algumas condições, entre elas ir para o Alasca, no aniversário de sua avó e, eventualmente, conhecer sua família excêntrica.
Com um oficial da imigração sempre à espreita, Margaret e Andrew têm que seguir o plano de casamento apesar de diversos problemas.
A Proposta está disponível na Star+.
Orgulho e Preconceito
Baseado no livro de Jane Austen, Orgulho e Preconceito tonou-se um clássico do cinema, seja pela sua fiel adaptação, ou então pela sua história de época. E claro, não podemos esquecer da brilhante e imponente atuação de Keira Knightley e do excêntrico personagem de Matthew Macfadyen.
Sinopse: Na Inglaterra, Elizabeth Bennet vive com sua mãe, pai e irmãs no campo. Por ser uma das filhas mais velhas, ela enfrenta uma crescente pressão de seus pais para se casar.
Quando Elizabeth é apresentada ao belo e rico Darcy, faíscas voam. Embora haja uma química óbvia entre os dois, a natureza excessivamente reservada de Darcy ameaça a relação.
Orgulho e Preconceito encontra-se disponível na Netflix.
10 Coisas que Odeio em Você
Sem dúvida, um clássico do final dos anos 90. Com Heath Ledger e Julia Stiles, o filme fez e ainda faz muito sucesso. A princípio, pode ser um tanto controverso o fato deste filmes estar nesta lista. Contudo, entrando em sua história, vemos que o quão a relação do casal é cheia de faíscas e químicas.
Confira abaixo uma das cenas do longa:
Sinopse: Bianca Stratford é bonita e popular, mas não pode namorar antes de sua irmã mais velha, Kat (Julia Stiles). O problema é que nenhum garoto consegue chegar perto da irmã, devido a sua personalidade forte.
Afim de resolver a situação, um jovem interessado em Bianca suborna Patrick Verona (Heath Ledger), um rapaz com passado misterioso, para sair com Kat e, quem sabe, tentar conquistá-la.
10 Coisas que Odeio em Você está disponível na Disney+.
Como Eu Era Antes de Você
Sem dúvida, um dos queridinhos de romance e de adaptação literária. Estrelado por Sam Claflin e Emilia Clarke, e baseado no primeiro livro da trilogia de Jojo Moyes, Como Eu Era Antes de Você é um filme bem envolvente, de romance e drama, com aquela pitada de comédia . Enfim, é aquela história que faz todo mundo se emocionar e acreditar nela.
De origem bem humilde e sem grandes aspirações, a peculiar Louisa Clark é contratada para ser cuidadora de Will, um jovem tetraplégico depressivo e cínico, de uma rica família londrina.
Como Eu Era Antes de Você está disponível na Amazon Prime Video.
Como Perder Um Homem em 10 dias
Para o final, guardamos uma das histórias que melhor representam o estilo Enemies To Lovers. Com muito humor, sarcasmo, artimanhas, a dupla Matthew McConaughey e Kate Hudson exalam química para todo o lado nessa trama repleta de atritos e interesses. O longa trata os dois lados de forma tão oposta e interesses tão contraditórios, que chega a ser uma experiencia muito agradável para todo o público.
Sinopse: Ben é um publicitário que aposta com o chefe que faz qualquer mulher se apaixonar por ele em dez dias. Se conseguir, será o responsável por uma cobiçada campanha de diamantes.
Andie é uma jornalista que, por causa de uma matéria, está decidida a infernizar a vida de qualquer homem que se aproximar.
Quando os dois se conhecem em um bar, eles escolhem um ao outro como alvo de seus planos totalmente opostos.
Como Perder Um Homem em 10 Dias está disponível na HBO Max.
Agora, como você pode ver, tem ótimos filmes Enemies to Lovers em vários streamings diferentes. Então corre lá e divirta-se assistindo a uma dessas pérolas.