O livro “Ensemble – De Solo a Sinfonia” reúne as histórias de 139 mulheres líderes ao redor do mundo. Lançado no Brasil em Março pela editora Reino Editorial, a obra faz parte da campanha #AccelerateAction. Toda renda arrecadada pelas vendas de “Ensemble” serão destinadas a projetos nacionais que apoiam crianças em situação de vulnerabilidade.
“Ensemble” teve sua estreia mundial em um dos maiores festivais de inovação do mundo, o SXSW (South by Southwest). No Brasil, seu lançamento foi em 18 de Março em um evento na cidade de São Paulo. A coordenação do livro é do movimento Uma Sobe e Puxa a Outra, fundado por Natasha de Caiado Castro.
A obra tem como objetivo reforçar o impacto da sororidade e da colaboração feminina. Logo, a leitura traz histórias de mulheres que, ao compartilharem suas jornadas, inspiram e fortalecem o princípio do feminino em coletividade. As autoras são líderes globais, empreendedoras, visionárias, executivas, atletas, produtoras rurais, escritoras e artistas premiadas.
Personalidades brasileiras fizeram parte do projeto. Entre as que contaram suas experiências no meio corporativo, estão a executiva do TikTok na América Latina, Gabriela Comazetto; a presidente da Microsoft no Brasil, Tânia Cosentino; e a diretora de Negócios Integrados da Rede Globo, Manzar Feres.
Além disso, a obra traz relatos de mulheres do meio cultural como a cantora Bebel Gilberto, as atrizes Bruna Lombardi, Maria Gal e Vanessa Giácomo. Por fim, a jornalista Juliana Rosa, a atleta Virna Dias e a escritora Consuelo Blocker também escreveram para o projeto.
A atriz Maria Gal compartilha que “Ensemble” é uma prova do poder de colaboração e da força coletiva das mulheres. “Cada história contada aqui tem o potencial de transformar vidas e abrir caminhos para as futuras gerações”, afirma.
A campanha #AccelerateAction e o impacto social da obra
#AccelerateAction é o tema do Dia Internacional das Mulheres 2025. A campanha lançada apresenta a necessidade de acelerar as mudanças e eliminar obstáculos para a equidade de gênero. Assim, o movimento convida pessoas e organizações a se conscientizar e tomar ação para criar mais oportunidades femininas e acelerar o progresso da área.
O livro “Ensemble – De Solo a Sinfonia” se compromete com essa campanha ao apresentar a jornada de liderança de diferentes mulheres vindas de criações, países e culturas distintas. Dessa forma, compartilhando tais histórias, inspira meninas e mulheres ao redor do mundo a também alcançar o papel de líderes.
Ainda mais, a obra tem seu papel no impacto social. A renda obtida pelas vendas do livro será destinada à organizações que apoiam crianças em situação de vulnerabilidade no Brasil. A empresária especialista em conexões corporativas, Roberta Matarazzo Suplicy, afirma que essa iniciativa pode fazer a diferença que promete: “além de ser uma fonte de inspiração, o livro gera um impacto real na vida de crianças que precisam de suporte.”
Leia mais: Conheça as semifinalistas ao Women’s Prize 2025
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram