Fabrício Gabriel, jovem talento por trás do protagonista da série “Franjinha e Milena Em Busca da Ciência”, disponível na Max e Discovery Kids, compartilhou em uma entrevista exclusiva suas reflexões sobre as diferentes facetas da atuação, tanto na TV quanto no teatro. Para ele, cada um desses mundos traz suas próprias exigências, desafios e recompensas.

Quem é Fabrício Gabriel?

Com apenas 14 anos, Fabrício já acumula uma trajetória notável. Natural de Balneário Camboriú, Santa Catarina, ele descreve a si como um jovem curioso, criativo, estudioso e determinado. Desde pequeno, Fabrício tinha uma paixão por estar em frente às câmeras, adorando ser fotografado e criar personagens imaginários. Esse interesse precoce logo se transformou em uma carreira promissora. “Em 2014, comecei na publicidade como modelo fotográfico e de passarela, atuando em comerciais para TV, vídeos institucionais e campanhas publicitárias. A partir de 2018, intensifiquei meus estudos na interpretação para TV, cinema e teatro, e desde então, não parei mais!“, relembra.

Fabrício tem uma grande admiração pelo ator Robert Downey Jr., reconhecendo nele uma fonte de inspiração. “Admiro muito como ele traz uma personalidade única para cada personagem que interpreta”, comenta. Além disso, o jovem ator destaca o papel fundamental de seus pais em sua jornada. “Meu pai e minha mãe são meus maiores incentivadores. Eles estão sempre ao meu lado, me ajudando em tudo e acreditando no meu sonho. Sem o apoio deles, nada disso seria possível.

Franjinha e Milena Em Busca da Ciência

Fabrício atua ao lado de Bia Lisboa na série, a interprete de Milena. A série live-action infantil é inspirada nos personagens de Mauricio de Sousa faz e foi produzida Discovery Kids em colaboração com a Biônica Filmes e a Mauricio de Sousa Produções. Franjinha é um curioso e criativo cientista, e ao lado amante da natureza Milena, traz uma divertida série científica para crianças e adolescentes.

Quando questionado sobre a responsabilidade de ser uma figura pública e influenciar jovens através dos personagens que interpreta, Fabrício responde com maturidade: “Vejo essa responsabilidade como algo muito importante. Como figura pública, tenho a chance de inspirar e entreter as pessoas, e isso é uma oportunidade incrível. Quero ser uma referência para outros jovens que têm o mesmo sonho que eu. Mostrar que, com disciplina, determinação e muita paixão pelo que se faz, é possível alcançar qualquer objetivo.

Fabrício Gabriel no papel do curioso e criativo cientista Franjinha
Fabrício Gabriel no papel do curioso e criativo cientista Franjinha – Foto: Divulgação/ Max

Sobre sua preparação para interpretar o Franjinha na série “Franjinha e Milena Em Busca da Ciência”, Fabrício revela o quanto mergulhou no universo do personagem para trazer autenticidade à sua atuação, considerando especialmente o público infantil. “Sempre fui fã de histórias em quadrinhos, então já conhecia o Franjinha há muito tempo, mas agora ele seria um personagem da realidade. Tive o privilégio de conversar com o criador dos personagens da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, e também com um pesquisador para entender melhor como um cientista se comporta na realidade“, explica. Fabrício se dedicou a entender a personalidade do personagem, suas motivações e como interage com outros personagens. Ele destaca a importância da preparadora de elenco nesse processo, ajudando-o a assimilar e incorporar todas essas informações ao seu personagem.

Além de sua dedicação à preparação dos personagens, o ator compartilha alguns de seus rituais antes de entrar em cena, tanto no teatro quanto na TV. “Eu gosto de tirar um tempo para ficar quieto e me conectar com o personagem. Faço alguns exercícios de respiração para acalmar a mente e foco no que o personagem está sentindo naquele momento. Isso me ajuda a me desligar de tudo ao redor“, conta. Por fim, no teatro, ele também aquece a voz e o corpo para garantir que está 100% preparado física e mentalmente. Já na TV, o processo é mais rápido, ele nos contou que mantém a concentração antes da gravação para entregar uma atuação verdadeira e autêntica.