O autor e professor universitário Erisvaldo Pereira lançou recentemente “O encontro do Menino Jesus com a tradição dos Orixás”. O livro é uma iniciativa para combater o racismo religioso, assim como abordar a interlocução do cristianismo com as religiões de matrizes africanas. A obra deve seguir a missão de estabelecer um diálogo entre a tradição dos Orixás e o Cristianismo. Além disso, reforça a importância de fazer com que crianças e jovens, que sigam religiões africanas, se sintam acolhidos.

Para o autor, é importante reforçar esse diálogo dentro e fora da sala de aula: “É entristecedor ver nossas crianças chegando em casa chorando porque, de certo modo, foram alvo de brincadeiras e comentários de mau gosto, ou até mesmo agressões verbais e físicas. Sem falar que, quando não acontece, também o próprio professor falta com empatia ou não sabe lidar com a diferença religiosa. Ninguém pode ser sucumbido à desavença religiosa”, afirma.

Sobre o autor

Crédito: Acervo Pessoal

Erisvaldo Pereira dos Santos é professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto. É bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus – Jesuítas. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é pós-doutorando na Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas (FAJE).  

O autor Erisvaldo Pereira dos Santos Professor Titular da Universidade Federal de Ouro Preto. Trabalha no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, assim como dá aulas no Mestrado e Doutorado em Educação.