O coletivo Mães que Escrevem e a fundadora do projeto, Jo Melo, apresentam a antologia “Escrevivências Maternas”. A obra é o resultado de um sonho das integrantes do coletivo e fruto do II Concurso Escrevivências Maternas – 2025. Entre as autoras estão três vencedoras do concurso e uma menção honrosa.
Desse modo, organizada por Jo Melo, a coletânea reúne 37 textos baseados no conceito de “escrevivência” de Conceição Evaristo, celebrando a narrativa real e afetiva da maternidade.
A obra adota o conceito de “escrevivência”, cunhado pela escritora Conceição Evaristo, como fio condutor. Assim, as autoras usam linguagem afetiva e identitária para descrever cada uma a sua vivência materna, de forma pessoal e coletiva.
Os textos abordam temas como luto, maternidade atípica, solidão, autocobrança, assim como alegrias cotidianas e a força da mulher-mãe: “A escrita me salva todos os dias. Enquanto escrevo, algo se transforma. A mente se aquieta, e eu entro em estado de êxtase”, compartilha Jo no texto de abertura. Ela destaca a escrita como refúgio e ato de resistência.
A obra apresenta a maternidade como uma jornada de transformação profunda, um renascimento para a mulher. Dessa forma, as autoras mostram a importância de compartilhar as dificuldades para quebrar o isolamento. Portanto, a antologia simboliza a missão do coletivo de criar um espaço de pertencimento e dar voz às múltiplas realidades da maternidade.
Leia também: Vera Saad entrelaça música e segredos em “Dança Sueca”
Quem é Jo Melo

Joice Souza Melo ou Jo Melo tem 37 anos. Ela é jornalista, escritora, mãe e fundadora da revista Mães que Escrevem. A revista é um projeto de empreendedorismo social criado em 2017 que oferece rede de apoio e acolhimento por meio da escrita.
Graduou-se em Letras e atualmente é mestranda em Estudos Linguísticos pela UNIFESP. Também tem pós-graduação em Marketing Digital e Jornalismo Digital. Jo recebeu o diagnóstico de autista na idade adulta, possuindo hiperfoco em escrita e linguagens.
É imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade, autora premiada no VII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros na Suíça e finalista do Prêmio Mulheres Positivas. Publicou os livros “Os Cinco Sentidos” (2024) e “Hipérboles” (2022), além de diversas antologias.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.