O escritor, ambientalista e filósofo Ailton Krenak toma posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na próxima sexta-feira (5 de abril). A cerimônia está marcada para as 20h na sede da ABL no Centro do Rio de Janeiro. O evento será exclusivo para convidados, mas o site da ABL e o canal do YouTube, irão transmitir ao vivo. O escritor ocupará a cadeira n°5 que está vaga desde a morte de José Murilo de Carvalho.

Sobre o escritor

Capa do livro Futuro Ancestral | Crédito: Companhia das Letras

Ailton Krenak foi eleito imortal da ABL em agosto de 2023. Ele é o primeiro indígena a ingressar na Academia. É conhecido por seu ativismo não apenas em favor dos povos originários,mas também pelo movimento socioambiental. Foi um dos fundadores da União dos Povos Indígenas (UPI).

É Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Universidade de Brasília (UNB). Krenak protagonizou um dos momentos mais emblemáticos da Assembleia Nacional Constituinte em 1988, quando pintou o rosto com tinta preta de jenipapo, enquanto discursava a favor dos direitos dos povos indígenas. O escritor já publicou vários livros, sendo o mais recente “Futuro Ancestral” de 2022.