O escritor e compositor Nei Lopes vai participar da 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento, que acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto de 2025, marca o retorno da festa ao seu período tradicional, uma vez que havia sido alterada devido à pandemia.
Nei Lopes aborda de forma comprometida e intensa a influência das matrizes africanas na identidade nacional. Em suas obras que transitam entre samba, música popular e literatura, o artista fala de ancestralidade, religiosidade, assim como racismo e resistência cultural.
Desse modo, o autor consegue unir teoria acadêmica com a sabedoria tradicional das tribos afro-brasileiras. Entre seus livros estão: “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana” (2004), “Dicionário da história social do samba” (2015) e “Filosofias africanas: uma introdução” (2020).
Nesta edição, a Flip homenageia o poeta paranaense Paulo Leminski. A programação inclui a Programação Principal com mesas literárias, a Flip+, atividades nas Casas Parceiras, na Praça Aberta e diversas iniciativas ao longo do ano. Além disso, a Flipinha, com foco na literatura infantil, também terá atividades relacionadas ao tema “Planeta Vivo”. A organização do evento deverá divulgar em breve a programação com as datas e os horários de cada atração.
Leia também: Bienal do Livro do Rio tem recorde de público e vendas
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.