Em “As sete faces de um anjo sem trombeta”, Lilian Dias retrata a relação íntima entre um titereiro e seus bonecos
O novo romance “As sete faces de um anjo sem trombeta” (Editora Labrador), de Lilian Dias, oferece uma meditação profunda e poética sobre a finitude das coisas. Ainda mais, a autora lançará o livro na unidade da Livraria da Travessa de Botafogo, no Rio de Janeiro, no dia 30 de janeiro, às 19h. Já no dia 7 de fevereiro, o evento de lançamento acontece no Verso Café, em Santos (SP), às 17h30.
Em resumo, a obra acompanha os últimos sete dias de Mundo, que apresenta seu teatro de bonecos nas ruas de Lisboa. Além disso, o livro constrói uma inversão da estrutura temporal, que começa na segunda-feira, seu último dia, e vai até a terça-feira da semana anterior. Por isso, a obra oferece um efeito de circularidade que espelha a forma não cronológica como a mente humana processa o luto e a despedida.
Segundo a própria autora, os temas principais de “As sete faces de um anjo sem trombeta” são a finitude e a memória. Assim, a ideia é questionar como esses elementos se entrelaçam à medida que uma pessoa se dá conta do fim da vida.
E também, o livro explora como o processo de envelhecimento, o luto ou a descoberta de alguma doença promovem esse questionamento e induzem a busca por um sentido para a existência.
Mais sobre o livro
O personagem principal, Mundo, é um homem de mais de dois metros que nunca parou de crescer. Sua condição serve como metáfora para uma existência de isolamento e incompreensão. Ainda mais, o protagonista tem uma relação de apego com os bonecos Geralda, Nonato e as “crianças” Serginho, Çula e Pião, que são sua criação.
Leia também: Thiago Camelo faz relato franco sobre luto em “Dia Um”
Ainda mais, o processo criativo da obra foi marcado por um período de luto e reflexão. Dias revela que as perdas sucessivas de pessoas próximas a ela nos últimos anos foi o que mais motivou sua escrita.
“O livro levou mais de um ano para ser finalizado. O último capítulo, em especial, custou-me uma interrupção de alguns meses até eu conseguir encontrar seu movimento, que colocou o processo de nascimento, vida e morte dentro do conceito de circularidade que eu vinha buscando”, destaca a autora
Sobre sua escrita, a autora também explica que sua prosa poética nasce a partir de forte influência da literatura portuguesa. Alguns dos nomes de destaque são Valter Hugo Mãe, Mia Couto e José Eduardo Agualusa. E também, a lista conta com nomes como Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Manuela Margarido. Em adição, o romance brinca de estabelecer um paralelo com o famoso “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade, inspirando a criação de Mundo.
Adquira o livro “As sete faces de um anjo sem trombeta” pelo site da Editora Labrador aqui.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.