A Copa do Mundo de 2022 está chegando e para que o clima contagiante deste evento alcance o maior número de pessoas, essa lista de animes e mangás foi criada.
A Copa do Mundo deste ano será realizada no Catar, sendo esta a 22ª edição do evento. Mesmo com algumas polêmicas envolvendo o evento, o início será neste domingo (20) e promete bons jogos. Assim, a lista elaborada com seis animes de futebol para preparar os corações dos otakus que são ficcionados pelo esporte e aguardaram quatro anos para este evento.
Antes de mais nada vamos a lista:
Aoki Densetsu Shoot!
Primeiro vamos com um clássico desconhecido por aqui, Aoki Densetsu Shoot! de 1993, que além de um filme em 1994, recentemente teve uma continuação intitulada de Shoot! Goal to the Future.
Sinopse: A história acompanha Toshihiko Tanaka, Kenji Shiraishi e Kazuhiro Hiramatsu. Três calouros do ensino médio que se tornaram melhores amigos durante seus primeiros anos enquanto jogavam futebol juntos. Eles eram conhecidos como o trio de ouro Kakenishi por seu papel em fazer o time de futebol do Kakenishi Junior High em uma força a ser reconhecida. Após o colegial, decidem ir para Kakegawa High, por causa de seu grande jogador de futebol, Yoshiharu Kubo, a quem eles idolatravam.
Kubo levou o clube de futebol para o top 8 de sua prefeitura em sua primeira aparição com um time de calouros quase sozinho. Ele recusa ofertas de vários clubes de futebol profissionais estrangeiros para que ele possa permanecer no Kake-High para levá-los ao All-Japan High School Championship. Enquanto os três começam a jogar futebol por Kake-High, eles enfrentam dificuldades, romance e perdas em seu caminho para se tornar o melhor time de futebol do ensino médio japonês – uma equipe de lendas.
O anime conta com 58 episódios, mas eles passam tão rápido quando está imerso na história desse time. É a típica história do time azarão que sofreu muito para chegar onde estão, mas que por um acontecimento se encontram sem um rumo. Além disso, acaba sendo divertido ao conhecer os personagens, ver como eles crescem e se desenvolvem ao avançar da história.
Captain Tsubasa
Segundo um clássico conhecido e reconhecido por aqui e pelo mundo, Captain Tsubasa ou popularmente Super Campeões. O anime é de 1983 e possui algumas continuações, além de um remake no ano 2018. Exibido por aqui em 1997, pela saudosa Rede Manchete, e depois em 2006, ano da Copa da Alemanha, pela RedeTV.
Sinopse: Captain Tsubasa é a história apaixonada de um aluno do ensino fundamental cujos pensamentos e sonhos giram em torno do amor ao futebol. Tsubasa Oozora, ou Oliver Tsubasa como ficou conhecido por aqui, começou a jogar futebol em uma idade muito jovem, embora fosse um esporte recreativo para seus amigos, para ele se tornou uma obsessão. Para seguir seu sonho, Tsubasa se muda com sua mãe para a cidade de Nankatsu, conhecida por seus excelentes times de futebol. Ele encontra não apenas rivais, mas também novos amigos como Sanae Nakazawa e o talentoso goleiro Genzo Wakabayashi, que compartilha a mesma paixão que Tsubasa, e provará ser um grande amigo para ajudá-lo a avançar em seus sonhos. Representar o Japão na Copa do Mundo da FIFA é o sonho final de Tsubasa, mas será preciso muito mais do que talento para alcançá-lo.
A história de Captain Tsubasa foi feita em uma época que o futebol japonês era muito fraco. Yoichi Takahashi, o criador da série, baseou a saga de Tsubasa, no universo japonês de futebol, para provar que mesmo com tantas dificuldades eles poderiam dar a volta por cima. Se quiser assistir as séries, o clássico de 1983 se encontra na Apple TV e o remake de 2018, está disponível no Amazon Prime Video.
Inazuma Eleven
O próximo também é um que foi exibido pela RedeTV, em 2010 ano de Copa do Mundo, conhecido como Super Onze por aqui. Esse é um pouco diferente dos animes da lista, já que sua base não veio de um mangá e sim de um jogo. Possui adaptações para mangá e anime, além de continuações direta do clássico há Inazuma Eleven Go (2011), Inazuma Eleven Go: Chrono Stone (2012), e Inazuma Eleven: Aries no Tenbin e Orion no Kokuin (2018).
Sinopse: Os Lendários Super Onze foi o melhor time de futebol que existiu naquela época. Endo se inspira nos integrantes dessa consagrada e respeitada equipe de futebol, na qual o seu avô era o representante e venceu muitos jogos ao lado de sua equipe. Mas, após um acidente o time Super Onze acabou se desfazendo. Contudo, Endo acredita que algum dia possa superar os Lendários Super Onze com o seu time.
Esse é um daqueles animes que causa uma certa estranheza para quem acompanha animes de esportes. Mas, é esse diferencial que o torna bastante divertido e acompanhar Endo e seu time crescendo, treinando e desenvolvendo suas técnicas é contagiante demais. O único problema deste anime é que ele não foi completamente dublado e com isso, só possui 78 episódios dublados. Porém não deixe que esse ponto da dublagem o impeça de assistir este anime, ele pega num ponto forte de amadurecimento e amizade, que não vemos em qualquer lugar. Além de mostrar que se tiver apoio, você consegue alcançar seus sonhos e conhecer pessoas incríveis no caminho.
Giant Killing
Esse é um anime e mangá de futebol, não só porque este é o tema da lista, mas é por conta de tudo que ele aborda. Vai do time, desde o principal, reservas e a base, sobre a torcida, sobre a comissão técnica e acima de tudo, sobre o amor ao time.
Sinopse: Acompanhe Tatsumi Takeshi, um técnico que é reconhecido pelo “Giant Killing”, é quando um time pequeno vence um time grande. O time East Tokyo United (ETU) que atualmente está em uma péssima posição, na tabela do campeonato japonês, e em uma forte crise por não vencer mais, precisa da ajuda deste incrível técnico para voltar a ser um grande time. Em meio a isso, a história foca nos torcedores, diretoria do time e mostra como funciona um time de futebol.
Apesar do anime não ter feito um sucesso considerável, para retornar numa futura temporada, o mangá segue até hoje em publicação, fazendo um tremendo sucesso. O mangá conta com mais de 50 volumes e é uma boa indicação, caso queira continuar a acompanhar o time ETU. Outra coisa a se apontar, é que no anime possui alguns personagens brasileiros, que na dublagem falam em português. Giant Killing, é sempre uma boa recomendação para quem quer ver anime de futebol.
Blue Lock
Este é um dos animes recente desta temática, além claro de fazer referência as copas de 2018 e 2022. Blue Lock conta também com um mangá que vem sendo lançado no Brasil, pela Panini.
Sinopse: Após sofrer um vexame na Copa do Mundo de 2018, a seleção japonesa sofre para se recompor. Falta ao time um artilheiro, uma estrela capaz de guiá-los à vitória. Com o intuito de criar um atacante com fome de bola e sede de vitória, capaz de virar jogos tidos como impossíveis, a Confederação Japonesa de Futebol reune 300 dos melhores jogadores de base do país em um só lugar. Centenas de jovens vão se enfrentar numa batalha de músculos e de egos para provar que são os melhores.
Vale ressaltar que Blue Lock é totalmente diferente de um anime de esportes padrão, não focando naqueles elementos que o público está acostumado a ver em obras assim. Focando no ego que centroavantes e grandes craques costumam ter no futebol. A narrativa por diversas vezes até beira o absurdo, para justificar essa construção do “craque” perfeito. O experimento por qual os atletas passam na busca de aspectos que vão além do âmbito esportivo, como ego, superioridade e vontade de se o melhor. O anime vem sendo exibido pela Crunchyroll.
Aoashi
Acompanhando o anterior, Aoashi é um anime recente da temática de futebol e recentemente, anunciaram que o mangá seria publicado no Brasil. O diferencial do anime é que não foca em torneio escolar e sim, ganhar a Liga Juvenil japonesa e com sorte ir para o palco internacional.
Siinopse: Ashito Aoi é um adolescente que mora no interior do Japão e é o artilheiro de um time de várzea. Após perder a final do torneio sub-15, ele é recrutado por Tatsuya Fukuda, técnico da categoria de base do Tokyo City Esperion FC, um dos maiores times da J-League, a primeira divisão do campeonato japonês. Tatsuya quer transformar o Esperion em um time de calibre mundial, e encontra em Ashito um talento a ser refinado e desenvolvido. Ao ouvir isso, Ashito aceita a oferta e decide se candidatar para a peneira. Perda, amadurecimento e amizade não faltam nesta obra cheia de espírito juvenil.
Aoashi está para os animes de futebol, como Haikyuu! foi para os animes de vôlei. Ele tem um potencial incrível de atrair fãs novos para esse gênero e os fãs antigos, vão sentir uma certa nostalgia ao assistir essa série. Além disso, é interessante ver o foco no esporte ao decorrer dos episódios. Estudo sobre as táticas, os treinos e os testes para ingressar em times, coisas que ficam de lado em animes desse esporte.
Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram.