Disney Channel é um canal televisivo do Grupo Disney que produz diversas séries e filmes focados no público infantil. Qualquer criança que viveu nos anos 2000 conhece a história e as produções Disney que construíram a cultura pop que conhecemos hoje. 

Desde “Os Feiticeiros de Waverly Place” a “Hannah Montana”, essas produções lançaram a era de ouro da Disney juntamente com gigantes da indústria do entretenimento, as “Disney Stars”. A primeira estrela da Disney que ficou mundialmente conhecida foi Lindsay Lohan, que deu início a sua carreira em “Operação Cupido”. A atriz fez produções de grande sucesso como Herbie, Meu Fusca Turbinado; Sexta-Feira Muito Louca, Confissões de uma Adolescente em Crise e Meninas Malvadas. Lohan se tornou uma figura polêmica na adolescência se envolvendo em vários escândalos como ser presa por dirigir embriagada, se internar em uma clínica de reabilitação e ser conhecida como uma das “Party Girl’s“ de Los Angeles junto com Paris Hilton e Britney Spears.

Esse envolvimento em polêmicas após a carreira de “Disney Child” foi uma questão bem comum dado ao longo dos anos. Exemplo disso, é a cantora Miley Cyrus que teve seu estrelato interpretando a artista Hannah Montana e que após o fim de seu contrato com a Disney teve uma mudança brusca de imagem e personalidade, lançando seu icônico clipe de “Wrecking Ball”, onde ela dança nua em cima de uma bola de demolição. 

Outra artista mirim que teve início na “produtora de sonhos” foi a estrela internacional Selena Gomez. Apesar de ter participado do show Barney e seus amigos, a cantora teve reconhecimento ao interpretar Alex Russo na série “Os Feiticeiros de Waverly Place”. A artista, diferente de outras companheiras de produtora, não se envolveu tanto em polêmicas que danificassem sua imagem. 

Divulgação: Disney

Já Demi Lovato, que deu início a sua carreira  com o sucesso “Camp Rock” atuando com a banda Jonas Brothers, outro sucesso da Disney, não pode dizer o mesmo que sua amiga Selena. Demi fez a série Sunny entre Estrelas e em 2011 decidiu sair da companhia. Sua carreira musical de sucesso emplacou também uma vida de polêmicas envolvendo álcool, drogas e transtornos psicológicos. Lovato passou por duas overdoses, a última em 2018 que quase faleceu. Desde sua melhora, elu anunciou ser pansexual e não-binárie e lançou um álbum retratando sua experiência de quase morte. 

A Walt Disney Company produziu e impulsionou diversos artistas que iniciaram sua carreira em suas produções. Entretanto, muitos relatam que sua experiência como “Disney Child Star” causou diversos problemas psicológicos e influenciou nas suas atitudes como artista. Miley Cyrus comentou sobre sua experiência na produtora:

“Agora que estou mais velha, percebo que era muito para se colocar sobre uma criança. Tinha que usar maquiagem, conciliar a escola e usar uma peruca. Era como Pequena Miss Sunshine“ – disse, se referindo aos concursos de beleza para crianças.

Como Miley, muitas crianças eram pressionadas a cumprir uma imagem que retratasse a felicidade de trabalhar na Disney, e toda essa questão foi exposta tempos depois de uma forma pejorativa para a empresa. Demi, que sofreu com transtornos alimentares na época que trabalhava na nas produções, comentou sobre sua saída:

“Eu meio que olhei ao redor e tive um momento em que pensei: ‘Wow. Isso (transtornos alimentares) é terrivelmente normatizado’.”

Hoje, duas décadas depois, crianças que cresceram assistindo outras crianças e que sonharam com suas vidas de artistas, sabem que esse sonho não era um conto de fadas como mostrado e que o trabalho vai muito além de aparecer em uma tela e dizer:  “Você está assistindo o Disney Channel”.