Obra de Hiromi Kawakami foi publicada originalmente em 2006
Em “Manazuru”, a escritora Hiromi Kawakami nos convida a acompanhar a perspectiva de Kei, uma mulher de meia-idade que carrega um trauma causado pelo sumiço inexplicável do marido. Uma nova edição da obra de 2006, está à venda no Brasil pela Editora Estação Liberdade. Desde então, morando com a mãe e a filha em Tóquio, ela se encontra suspensa entre uma vida cotidiana, de trabalho e cuidados com as duas. No entanto, ela insiste em divagar sobre o paradeiro do ex-companheiro.
Um dia, ao embarcar em um trem, desce na cidade costeira de Manazuru. Atraída pelo local, ela passa a percorrer a cidade, até que passa a ter a sensação de que está sendo seguida por algo. À medida que o tempo passa, essa sensação se intensifica. Kei não consegue definir exatamente o que a segue. No entanto, torna-se íntima desta que parece ser uma habitante espectral do outro mundo.
No decorrer da narrativa, diálogos que por vezes parecem se passar apenas dentro da sua mente, Kei inicia uma jornada em que busca sair desse labirinto onde está. Assim, ela finalmente fica em paz com os fantasmas do passado e reafirma a existência do seu ser.
“Manazuru” retoma a escrita surrealista e onírica de Hiromi Kawakami, intercalada com cenas do cotidiano. O leitor é imerso nesses momentos sombrios e na ternura silenciosa que cerca a personagem, levando a uma meditação sobre memória e relações familiares.
Leia também: Vitória Gomes descreve apagamento da memória das mulheres
Sobre a autora

Hiromi Kawakami nasceu em Tóquio em 1958. Estreou na literatura em 1994, com o romance “Kamisama”. Já com “Pisar uma Cobra” (1996), recebeu o Prêmio Akutagawa, um dos mais importantes do Japão. Desde então, obteve grande reconhecimento no mundo literário, com a publicação de suas obras em vários países. Também pela Estação Liberdade estão disponíveis seus romances “Quinquilharia Nakano” (2010) e “A Valise do Professor” (2012).
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram