A escritora e educadora fluminense Fabiana Corrêa evidencia o protagonismo da Caatinga em seu novo livro “Era uma vez uma guerra na caatinga”. No ano em que celebram-se os 160 anos de Euclides da Cunha, a autora cria uma história que se passa dentro do universo de “Os Sertões” (1902). A obra será lançada no dia 20 de janeiro de 2026, na cidade de Cantagalo (RJ), onde nasceu o escritor, exatamente no dia de seu aniversário.
A obra acompanha Antônio Conselheiro, o “Peregrino”, fundador do arraial de Belo Monte, o qual, pela história oficial, tornou-se conhecido como Canudos. Dessa forma, a autora conduz o leitor pelo cotidiano, pela fé e resistência do povo, que buscou construir uma vida justa e igualitária no sertão do nordeste.
“O livro nasceu de um desejo de contar histórias, temperado com a saudade de contar esta história em particular”, revela Fabiana, que durante anos levou o tema para suas aulas de Ciências e Biologia. “Para substituir minha persona de professora contadora de histórias, escolhi um representante da fauna da Caatinga baiana, o calango Sertanejo, aquele que tudo ouviu, viu e tudo irá contar”.
Fabiana Corrêa
Cada capítulo começa e termina com trechos de “Os sertões”, assim, evidenciando a homenagem à obra de Euclides da Cunha. Um dos momentos mais intensos do livro é a batalha. Nesse contexto, a Caatinga se torna aliada dos sertanejos.
“Os galhos e espinhos ressecados trançavam barreiras impenetráveis aos soldados, mas abriam uma rede de caminhos possíveis aos moradores da terra”.
TRECHO DO LIVRO
Leia também: Conheça a história breve e fascinante de Miss Cyclone
A obra conta com ilustrações de Arthur Abreu, convidando o leitor a perceber a Caatinga como organismo vivo, uma vez que Euclides da Cunha percebia a relação da sociedade com o meio ambiente. Sempre com olhar crítico e base científica. “Era uma vez uma guerra na Caatinga” representa o registro de uma metodologia pedagógica. Esta fruto do trabalho da autora ao longo de anos em sala de aula, para dessa forma, a história de Canudos não cair no esquecimento.
Sobre a autora
Fabiana Corrêa graduou-se em Ciências Biológicas pela UERJ. Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FGV. Natural de Bom Jardim e residente em Cordeiro, no interior do Rio de Janeiro. Atuou por mais de duas décadas como professora de Biologia e Ciências na rede particular de ensino. Além disso, coordenou projetos nas áreas ambiental, educacional e cultural. A partir de 2015, passou a dedicar-se integralmente à literatura e às artes, sendo autora de obras para crianças, jovens e adultos.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.