“Falas de Acesso” utiliza stand up comedy e representatividade para discutir inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência

Em um formato que combina stand up comedy e reflexão social, a Globo estreia o especial ‘Falas de Acesso’ no dia 22 de setembro, em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que será no domingo (21).

Apresentado pelas influenciadoras e comediantes Pequena Lo e Tata Mendonça, o programa utiliza o riso como uma porta de entrada para discutir situações cotidianas, comportamentos e termos capacitistas ainda comuns na sociedade.

Com um elenco majoritariamente formado por pessoas com deficiência (PCDs), o especial reúne nomes como o comediante Vini Santos, a escritora Amanda Soares e o ator Gigante Leo. A produção garante representatividade e amplia a visibilidade das PCDs na TV aberta.

“A gente também sabe ser apresentadora. A gente também pode ser atriz. Mas o humor traz facilidade para dialogar com quem está assistindo”, disse Pequena Lo.

Para Tata Mendonça, a atração reforça a importância da presença das PCDs em todos os espaços de mídia e entretenimento. “Eu estou apresentando um programa, onde a Globo dá essa visibilidade para temas muito importantes. Eu acho que as pessoas vão saber, de uma vez por todas, que a gente merece estar em todos os acessos”, afirmou.

‘Falas de Acesso’ será exibido dia 22 de setembro
A TV Globo exibirá o especial Falas de Acesso no dia 22 de setembro | Crédito: Globo/Divulgação

Acessibilidade e protagonismo

Cada quadro do especial apresenta personagens com estilos, memórias e individualidades distintas, mas unidos por questões coletivas relacionadas à deficiência.

A roteirista Veronica Debom destaca que a falta de acessibilidade e empatia é um dos principais desafios enfrentados pelas PCDs. “Um programa que trate esses assuntos de forma leve e divertida pode quebrar estigmas e gerar reflexão”, contou.

Sob direção artística de Matheus Malafaia, o especial aposta em quadros que estimulam o debate familiar e social, questionando de que forma a sociedade pode ser mais inclusiva e acessível.

A produção conta ainda com consultoria de Nathalia Dutra, redação final de Veronica Debom e direção de gênero de Patricia Pedrosa.

Bento Veiga em Falas de Acesso
Bento Veiga em Falas de Acesso | Crédito: Globo/Divulgação

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência: uma data de luta e conscientização

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência foi oficializado em 2005, pela Lei nº 11.133, e, de forma simbólica, coincide com o Dia da Árvore.

Essa escolha reforça a ideia de renovação, já que a data marca a primavera e representa também o renascimento das reivindicações por inclusão e participação social das pessoas com deficiência (PCDs).

Além disso, a data destaca a relevância do protagonismo das pessoas com deficiência na defesa de seus direitos e na construção de uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária. Dessa maneira, torna-se não apenas um marco comemorativo, mas também um momento de reflexão e mobilização.

Nesse contexto, movimentos sociais e sindicatos ressaltam que a luta por direitos é contínua e, portanto, deve assegurar a inclusão efetiva em todas as esferas sociais.

Assim, projetos como o “Falas de Acesso” contribuem para conscientizar o público e fortalecer a cultura de acessibilidade e respeito.

Por fim, ao unir humor, representatividade e debate, o especial da Globo busca ir além do entretenimento. Dessa forma, sua proposta é tanto educar quanto inspirar mudanças de atitude, reforçando que inclusão deve ser entendida, acima de tudo, como uma questão de respeito e empatia.

Imagem de capa: Globo/Fábio Rocha