“Fanfiction” é uma palavra que a tradução livre significa “ficção de fã”. Por isso, entendendo um pouco dessa expressão, fica explicado o que pode ser a ação de criar narrativas que a partir de histórias que já existem, adaptando elementos da narrativa original para uma nova escrita. Essas histórias são pensadas e escritas por fãs de diversas obras. Portanto, são histórias ficcionais, tendo como inspiração personagens e universos que foram criados por outros autores. Geralmente são postadas em ambientes virtuais próprios para isso, como blogs por exemplo. 

Primeiramente, a Fanfiction tem um histórico antigo. Em 1854, Sherlock Holmes (personagem criado por Sir. Arthur Conan Doyle), já tinha muitos fãs. Então, naquela época, com a comunicação feita através de revistas e jornais, os leitores falavam, discutiam e criavam histórias referentes ao personagem investigador,

Mas as fanfics se popularizaram de fato ao final do século XX. Assim, nos anos 2000, com a chegada e tomada de espaço da internet, muitas pessoas que tinham um gosto pela leitura e escrita, começaram a ganhar uma possibilidade de mostrar o que estavam produzindo. Isso foi possível através de plataformas digitais como blogs, “Wattpad”, “Spirit” e “Nyah Fanfiction”.

Fanfiction na prática:

Nesse sentido, um exemplo dessa vivência é o da autora paulista de 18 anos, Giulia Magno, que publicou recentemente o livro “Os Sonhos de Gemini”, disponível na plataforma Amazon. O universo das fanfictions foi o início dos passos para a carreira da jovem, que publicou o primeiro livro através da plataforma “Wattpad”. 

Exemplo de escritora que iniciou pela fanfiction:  Giulia Magno, de 18 anos.
Exemplo de escritora que iniciou pela fanfiction: Giulia Magno, de 18 anos.

“Eu amava ler, e quando via que minha história favorita acabava, eu sentia a necessidade de explorar mais a fundo aquele mundo. Tanto como leitora, como escritora”, ressaltou Magno, que transformou a paixão de infância em uma construção da carreira como escritora.

A autora também fala sobre a possibilidade de ser muito acessível esse universo digital para quem não tem condições de lançar uma obra literária de forma independente, visto os gastos e as oportunidades (ou falta delas). Dessa forma, Magno destaca: “Com certeza as fanfics têm muito impacto na formação de novos escritores. Podemos ver isso pelo fato de várias obras literárias da atualidade terem partido diretamente do mundo das fanfics. Para mim, foi o primeiro passo na minha carreira como escritora”

Portanto, se você é um escritor independente, abaixo deixaremos os acessos para as plataformas de escritas.

Wattpad

Spirit

Nyah! Fanfiction

Matéria editada em 17/10/2023, às 22h15min

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.