A Feira Literária Limeirense (FLLIM) terá sua quinta edição no município paulista de Limeira do dia 4 a 6 de abril. Reconhecida por ser um incentivo a leitura e fomento da literatura nacionalmente, a programação reúne escritores, artistas e editoras. O evento é aberto ao público e livre de custo.
Um dos destaques desta edição é a participação da escritora e sexóloga Mila Nascimento. Ela integrará a mesa de debate “Mulheres, o feminino, o feminismo frente ao machismo à literatura”. A roda contará com personalidades como a médica Débora Ferreira, a coordenadora da Rede Elza Tank, Marina Allenca, a idealizadora do projeto Roda de Saia, Mara Jaqueline, a escritora Miltes Machuca e a sexóloga Vivi Paroli.
Na discussão, serão abordadas questões fundamentais sobre gênero e literatura. O painel será mediado por Paula Bocaiúva, representante do Movimento Mulher Vive, garantindo um debate enriquecedor aos espectadores.
Além disso, Mila Nascimento apresentará seus projetos literários voltados ao debate de gênero e feminismo. A autora organiza dois clubes de leitura: o Capitolinas – Clube de Leitura Feminista e Letramento Anti-Machista e o Não Bentos – O Clube de Leitura Anti-Machista. No evento, a escritora estará disponível em um estande tanto para dialogar com visitantes interessados no funcionamento dessas iniciativas, bem como explicar como cada uma delas impacta seus participantes.
Conheça Mila Nascimento
Mila Nascimento tem uma trajetória marcada pela literatura e pelo ativismo social. Médica, sexóloga e sobrevivente de violência doméstica, ela encontrou nas palavras uma ferramenta de transformação. Assim, ao criar projetos como o Capitolinas e o Não Bentos, a escritora fomenta debates essenciais sobre machismo, feminismo e masculinidade, promovendo espaços de reflexão e aprendizado contínuo.
O Capitolinas, por exemplo, reúne 50 mulheres de diferentes idades para discutir literatura sob uma perspectiva feminista. Dessa forma, o grupo já realizou seu primeiro sarau e agora planeja expandir suas atividades, incluindo oficinas de escrita e o lançamento de uma antologia literária.
Já o Não Bentos busca conscientizar homens sobre padrões sociais enraizados, incentivando uma vivência mais saudável da masculinidade e promovendo o autoconhecimento.
Nascimento é autora de três livros. Entre suas obras, destacam-se “Poemas Paridos de Cócoras – porque assim dói menos” (Editora Minimalismos, 2023), “Poemas para antes do banho, durante o café e depois do abandono” (Editora Patuá, 2024) e “Poemas de amor e outras taquicardias” (Editora Minimalismos, 2025).

Saiba mais sobre o FLLIM
Criada para fortalecer a cena literária brasileira, a Feira Literária Limeirense se consolidou como um dos principais eventos do gênero no interior de São Paulo. Além de lançar novos autores e proporcionar encontros entre leitores e escritores, a feira também se destaca por fomentar debates relevantes para o contexto atual. Com uma programação que abrange mesas-redondas, palestras e atividades culturais, assim a FLLIM reafirma a literatura como um poderoso instrumento de transformação.
A edição deste ano, por sua vez, promete ampliar ainda mais esses diálogos. Assim, o evento se torna um espaço fundamental para quem busca cultura, conhecimento e troca de experiências.
Leia mais: Inscreva-se no Clube de Leitura Anti-Machista
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram