O livro “Feliz Ano Velho”, de Marcelo Rubens Paiva, voltou à lista dos mais vendidos do PublishNews. O balanço semanal, que conta com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), mostrou o crescimento da busca pela obra. Isso acontece após o sucesso do filme “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles, também baseado em um livro do autor.

“Feliz Ano Velho” é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Publicado pela primeira vez em 1982, contou com uma edição comemorativa de 40 anos em 2022. Ele narra o acidente que o autor sofreu aos 20 anos. O jovem subiu em uma pedra para mergulhar em uma lagoa. No entanto, ela era rasa e Marcelo acabou fraturando a vértebra e dessa forma, perdeu os movimentos. 

O livro narra as mudanças na vida do jovem após o acidente, e a busca pela recuperação de pequenos movimentos importantes. “Feliz Ano Velho” celebra a determinação e irreverência de um jovem que enfrentou inúmeras adversidades na vida, sem perder a garra. Com a compreensão de que “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas”.

Sobre o escritor

Marcelo Rubens Paiva é um escritor e dramaturgo. Nascido em 1959 na cidade de São Paulo, filho mais novo do deputado federal Rubens Paiva e de Eunice Paiva. Em 1971, seu pai foi preso e morto pelo Regime Militar, sendo considerado um desaparecido político desde então. 

No ano de 1979, sofreu um acidente que o deixou tetraplégico, fato que serviu de inspiração para seu primeiro livro “Feliz Ano Velho”. Em seguida lançou os livros “Blecaute”, “Malu de Bicicleta”, “Ainda Estou Aqui” e “Meninos em Fúria”. Atualmente vive em São Paulo e trabalha como colunista do jornal “O Estado de São Paulo”.