A 24ª edição do Prêmio Grande Otelo foi confirmada para o dia 30 de julho, no Rio de Janeiro. Esse ano, a maior premiação audiovisual do Brasil terá como tema o destaque do cinema brasileiro no exterior. Por isso, a Academia Brasileira de Cinema fará uma homenagem a Fernanda Torres e Walter Salles por seus trabalhos em Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional.
Ao todo, o Prêmio Grande Otelo conta com 30 categorias, sendo 29 escolhidas pelo júri e uma por meio de votação popular no site da Academia. O júri é composto por profissionais de diversas áreas do setor audiovisual associados à Academia Brasileira de Cinema.
Em declaração a imprensa, a presidente da Academia, Renata Almeida Magalhães, falou mais sobre o reconhecimento de Ainda Estou Aqui na premiação:
“Que ano esse para o cinema brasileiro! Das participações e prêmios nos mais importantes festivais como Cannes, Veneza e Berlim, ao Oscar, nosso cinema viajou pelo mundo. E, mais importante que tudo, está reconquistando o nosso próprio público. A 24ª edição do Prêmio Grande Otelo será o lugar onde celebraremos esses filmes e séries incríveis que fizemos durante o ano. Celebrados por nós mesmos. E, em ano tão importante, como não homenagearmos a história dos nossos filmes pelo planeta? Impossível. Esse ano recordaremos nossa história até aqui. Por decisão unânime da diretoria da Academia Brasileira de Cinema, “Ainda Estou Aqui”, apesar de inscrito no Prêmio, participará a título hors concours, e receberá, através de Walter Salles e Fernanda Torres, o Prêmio Especial Grande Otelo 2025. Mais que merecido“.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também comentou sobre a importância dessa homenagem:
São filmes de diversos gêneros, que mostram a diversidade cultural do nosso país. Este ano, será ainda mais especial, homenageando “Ainda Estou Aqui”, que trouxe o primeiro Oscar para o Brasil e deu à Fernanda Torres o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama. Uma obra que preserva nossa memória, nossa democracia e reverência a todos que fazem cultura no Brasil.
Além disso, também foi divulgada a lista com as 345 obras inscritas, dentre longa-metragens, curtas e séries, que disputam vagas entre os finalistas para concorrer às 30 categorias do Troféu Grande Otelo. Esse foi o número recorde de inscrições em 24 anos da premiação. Os títulos registrados podem ser conferidos no site da Academia Brasileira de Cinema.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.