Encontro cultural propõe diálogos entre continentes e traz programação diversa a Tiradentes, São João del-Rei e Bichinho
Entre os dias 11 e 21 de setembro, as cidades históricas de Tiradentes, São João del-Rei e Bichinho (Vitoriano Veloso) serão palco da 14ª edição do Festival Artes Vertentes. O evento reunirá artistas de destaque no cenário nacional e internacional.
Entre os nomes confirmados estão a escritora camaronense Léonora Miano, a poeta e ensaísta Leda Maria Martins e o videoartista Eder Santos. Além disso, participam também Antônio Pitanga, Eliane Coelho, Jean D’Amérique, Tiganá Santana, Fabiana Cozza, Mestre Capitão Prego, Cássia Lima, Edimilson de Almeida Pereira, Caetano Dias, Gabriel Mwènè Okoundji e Elise Pittenger.
Os três artistas que você precisa conhecer no Artes Vertentes

Crédito: Reprodução
Neste ano, o festival apresenta artistas que exploram temas como identidade, memória e diálogo entre culturas. Por exemplo, Léonora Miano é considerada uma das vozes mais influentes da literatura francófona. Com cerca de vinte obras traduzidas para diversos idiomas, ela aborda colonialismo e identidades afroeuropeias com profundidade e originalidade. Inclusive, já recebeu prêmios como o Goncourt (2006), o Prix Femina e o Grand Prix do Roman Métis (2013).
A mineira Leda Maria Martins é referência nos estudos sobre estética negra, performance e oralidade. Além de ser professora, dramaturga, poeta e ativista, ela une saberes africanos e ameríndios em sua obra. Desde 2017, dá nome ao Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, criado para valorizar produções de artistas negros.
Por sua vez, Eder Santos, também mineiro, está entre os pioneiros da videoarte no Brasil. Suas criações já integraram acervos de museus e circularam por festivais em países como Holanda, Itália e Cuba. Além disso, ele dirige filmes como Deserto Azul e Girassol Vermelho, e desenvolve videoinstalações e performances visuais que dialogam com música e cinema experimental.
Conheça o tema da edição deste ano
A 14ª edição do festival parte do tema “Entre as margens do Atlântico”. A partir da temática, o evento pretende estimular reflexões sobre heranças coloniais, deslocamentos culturais e trocas entre continentes. Além disso, a edição integra oficialmente a Temporada Cultural França-Brasil, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A programação será bastante diversificada, incluindo música de concerto, teatro contemporâneo, performance, literatura, cinema experimental e artes visuais. Por exemplo, o Ciclo de Ideias promoverá debates sobre migração, identidade africana e teatro contemporâneo, ampliando a discussão em torno do tema central.
Sob a curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, o festival aposta no cruzamento de linguagens e na criação de espaços de diálogo. Assim, ao longo de suas edições, consolidou-se como um dos principais pontos de convergência cultural do país, reunindo música, literatura, cinema, artes visuais e pensamento crítico em um só evento. Durante as últimas doze edições, o Festival Artes Vertentes já recebeu mais de 550 artistas, originários de 40 países.
Tudo o que você precisa saber para se programar para o festival

Crédito: Reprodução
O Festival Artes Vertentes acontece de 11 a 21 de setembro, em diversos espaços culturais de Tiradentes, São João del-Rei e Bichinho. Entre os locais estão o Centro Cultural Yves Alves, o Instituto Rouanet, o Museu de Sant’Ana, a Casa Museu Padre Toledo, a Galeria do IPHAN, a Igreja São João Evangelista e o Centro Cultural UFSJ – Solar da Baronesa, em São João del-Rei.
Parte da programação será gratuita, enquanto outras atrações terão ingressos à venda. A abertura para compra e retirada dos ingressos será divulgada em breve nos canais oficiais do festival.
Para conferir a programação completa, locais e outras informações, acesse o site oficial do evento.
Leia também: FLIP 2025 |O ano em que as mulheres assumiram o protagonismo
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.