Na quarta-feira (08) inicia-se a 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023. O evento busca levar ao público brasileiro o melhor da produção cinematográfica italiana atual e do século passado. Portanto, o Festival acontecerá entre os dias 08 de Novembro e 09 de Dezembro, nas mais diversas cidades brasileiras.

A 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil tem uma seleção de 32 filmes, composta por16 longas inéditos. Dessa forma, alguns recém-lançados na Itália, como o longa “Ainda Temos o Amanhã” (C’è Ancora Domani). Drama de Paola Cortellesi, que abriu o Festival de Cinema de Roma 2023. Como também mais 16 clássicos na retrospectiva, com temática “A Comédia à Italiana” que chega gratuitamente em todo o Brasil. Então, os clássicos chegam através do streaming disponível no site do festival e nas exibições presenciais que acontece em diversas cidades brasileiras. 

Portanto, Erica Bernardini, curadora e diretora cultural do festival explica: “A 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma oportunidade para os amantes do cinema mergulharem na rica tradição cinematográfica da Itália. Seja através dos olhos dos diretores contemporâneos ou da lente nostálgica da ‘Commedia all’italiana’, há algo para todos neste festival”.

Filmes que chegam no Festival 

Ademais, a seleção desta edição apresenta cinco produções que foram pré-selecionadas pela Itália em sua escolha pelo candidato a representar o país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional 2024. 

O filme de abertura “Ainda Temos o Amanhã” foi uma dessas escolhas. Os outros filmes selecionados foram: A Terra das Mulheres (La Terra delle Donne), da cineasta Marisa Vallone; o thriller A Última Noite de Amore (L’Ultima Notte di Amore), com o retorno do ator Andrea Di Stefano; Obrigado, Rapazes (Grazie Ragazzi), uma comédia de Riccardo Milani; O Retorno de Casanova (II Ritorno di Casanova), drama de Gabriele Salvatores. 

Em sua retrospectiva, o Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 homenageia a comédia italiana, oferecendo ao público 16 clássicos do país no gênero comédia. Por fim, alguns dos filmes são: A Trapaça; Brancaleone nas Cruzadas; Parente É Serpente; Mimi, o Metalúrgico; Por um Destino Insólito; Pato com Laranja; Arturo De Fanti Bancário e Precário; entre outros títulos clássicos da Itália.

Divulgação/Ainda Temos o Amanhã (C’è Ancora Domani)