O festival celebra seus 20 anos, oferecendo clássicos e estreias em mais de 100 salas e também no formato digital

O Festival de Cinema Italiano celebra sua 20ª edição com uma programação que combina 12 estreias inéditas e 12 clássicos do cinema do país. As sessões acontecem até 29 de novembro, em mais de 100 salas de cinema distribuídas por 90 cidades brasileiras.

Na seção inéditos, o público poderá conferir alguns dos títulos mais aguardados do cinema italiano contemporâneo. Como L’Abbaglio (A Ilusão), de Roberto Andò, estrelado por Tony Servillo; Hey Joe, de Claudio Giovannesi, com James Franco; e o Road movie Le Città di Pianura (A Última Rodada), de Francesco Sossai, selecionado na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2025.

Além disso,  em homenagem aos grandes mestres do cinema italiano, a sessão retrospectiva exibe marcos como “Ladrões de bicicletas” (1948), de Vittorio De Sica, “Paisà” (1946), de Roberto Rossellini, e “Antes da Revolução” (1964), de Bernardo Bertolucci.

Mais sobre o festival

Celebrando a versatilidade do cinema italiano, o evento é idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini. Ademais, acontece em todo o país, com sessões em salas de cinema, centros culturais, universidades e também no formato digital, de forma gratuita.O Festival premiará com o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano o filme mais assistido no streaming. Reforçando a conexão entre a sétima arte e o público por meio da tecnologia. Por fim, a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM organiza o festival. Em colaboração com a Embaixada da Itália e com o Ministério da Cultura.

O Festival de Cinema Italiano segue até 29 de novembro, com exibições em mais de 90 cidades de todo o Brasil. Para assistir aos filmes e conferir a programação completa, acesse o site oficial do evento.

Imagem de capa: Divulgação