O Festival de Teatro de Curitiba 2025 ainda não começou, mas o público já pode garantir seus ingressos. A venda inicia no dia 06/02, tanto online quanto na bilheteria do shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L2, Centro Cívico), às 10h. Serão mais de 350 atrações em cartaz do dia 24 março ao dia 6 de abril.

O festival, que já está em sua 33ª edição, levará para a capital paranaense artistas como Renata Sorrah, Reynaldo Gianecchini, Paulo Betti, Zezeh Barbosa, Gregório Duvivier e muitos outros. Além disso, artistas dos mais variados lugares do Brasil e do mundo são esperados para participar do evento.

Gregório Duvivier está de olhos fechados e braços abertos durante a encenação de sua peça "O Céu da Língua". Ele veste trajes que remetem à nobreza da Idade Média.
Duvivier em sua peça “O Céu da Língua”. Foto: Divulgação

A cerimônia de abertura ocorrerá no Teatro Guaíra, um dos cartões postais de Curitiba, no dia 24 de março. Nela, está prevista a apresentação da comédia “Os Mambembes“, de Artur Azevedo. O texto, do início do século XX, retrata uma trupe de autores que viaja pelo Brasil num ônibus e transforma pequenas praças em grandes palcos. O elenco conta com Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz e outros grandes nomes da cena nacional.

Os ingressos custam entre R$0 e R$85, com o preço variando de acordo com a mostra ou peça selecionada. Os interessados podem adquiri-los aqui, lembrando que em compras online o valor final do produto está sujeito à taxas de serviço. A programação completa está disponível no site e no Instagram do Festival de Teatro de Curitiba 2025.

Quem é Lúcia Camargo?

Lúcia Camargo (1944-2020) foi uma jornalista, produtora e curadora brasileira. Em sua trajetória profissional, ela foi responsável, dentre outros projetos, pela idealização da SP Escola de Teatro. Assim, o Festival de Teatro de Curitiba a homenageou na edição de 2022, dedicando uma mostra completa à ela.

A Mostra Lucia Camargo, a principal do festival desde então, possui 30 espetáculos meticulosamente selecionados pela curadoria do evento. Em entrevista para o Jornal Plural, a diretora do festival, Fabiula Passini, afirmou que “essa será uma edição memorável, com dezenas de nomes consagrados, montagens aclamadas pelo público e sucessos de crítica”.

Assim, duas peças dessa mostra foram indicadas ao Prêmio Shell, um dos mais importantes para o teatro brasileiro. São elas: “Prima Facie“, solo de Débora Falabella, e “Rei Lear“, adaptação do clássico de Shakespeare protagonizado por drag queens. A primeira foi indicada nas categorias Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Música, enquanto a drag Alexia Twister foi indicada na categoria de Melhor Ator.

Ainda, o espetáculo “Daqui Ninguém Sai” homenageia o “Vampiro de Curitiba”, Dalton Trevisan (1925-2024). Antes de seu falecimento, ele participou do processo de criação da peça, que resgata diversos contos e cartas inéditas do autor.

Saiba mais sobre as mostras do Festival de Teatro 2025

Diversos eventos compõem o Festival de Teatro de Curitiba 2025. Dentre eles, o Fringe é a mostra mais democrática. Ela não possui curadoria, ou seja, artistas e companhias de teatro se inscrevem no edital de apresentação. Os espetáculos acontecem por toda a cidade e possuem preços acessíveis.

O Risorama reúne diversos humoristas numa mostra exclusiva de stand up comedy. Já o Guritiba, que foca no público infantil, inicia no festival e continua durante todo o ano. Nesta edição, a mostra receberá a estreia nacional da peça “O Menino Maluquinho – O show”, adaptação da obra de Ziraldo (1932-2024).

Além desses eventos, há o Gastronomix, que junta gastronomia e música, e o MishMash, caracterizado pela organização do evento como “show de variedades para toda a família com atrações surpreendentes e inspiradoras”.

O Interlocuções promove oficinas, debates e ações formativas sobre arte e cultura gratuitamente no período do festival.

Esse ano também ocorrerá a segunda Mostra Surda de Teatro durante o festival. Com o objetivo de promover acessibilidade às artes cênicas, os artistas surdos são os protagonistas em palco.

Por fim, a mostra ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de março.