Entre os dias 4 e 14 de setembro, o Festival de Toronto celebra sua 50ª edição com quase 300 obras na programação

O circuito de mostras internacionais de cinema continua a todo vapor. Nesta semana, começa a 50ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Entre os dias 4 e 14 de setembro, serão exibidos 291 filmes de mais de 70 países. Assim, o evento reforça seu compromisso com a diversidade cultural.

De acordo com a Variety, o festival é um termômetro confiável para o Oscar. Entre 2014 e 2023, todos os campeões do People’s Choice Award, categoria mais importante do TIFF, conseguiram indicações ao Oscar de Melhor Filme. Inclusive, dois deles conquistaram a estatueta dourada: “Green Book: O Guia” e “Nomadland”, em 2019 e 2021, respectivamente. O People’s Choice Awards reconhece o longa-metragem mais bem avaliado pelo público da mostra.

“O Agente Secreto”, “O Último Azul” e “O Véu” representam o Brasil no festival

Cena do filme "O Último Azul", participante do Festival de Toronto 2025
Cena do filme “O Último Azul”, participante do Festival de Toronto 2025 | Crédito: Guillermo Garza/Divulgação

Três produções brasileiras estão na programação do Festival de Toronto. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, participará do Special Presentations, programa dedicado a estreias de alto nível e aos principais cineastas do mundo, segundo a organização do evento. Do mesmo modo, O Último Azul, de Gabriel Mascaro, foi selecionado para o Centerpiece, que celebra a diversidade cultural e reúne destaques do cinema internacional. 

Além disso, O Véu, curta dirigido por Gabriel Motta, compõe a seção Short-Cuts do TIFF. Por fim, o filme Noviembre, do colombiano Tomás Corredor, integra a categoria Discovery, vitrine para diretores iniciantes. A obra é uma coprodução das produtoras Burning (Colômbia), Vulcana (Brasil), Piano (México) e Tordenfilm (Noruega).

Também, longas internacionais como “Frankenstein”, “Vivo ou Morto: Entre Facas e Segredos 3”, “Ballad of a Small Player”, “Coração de Lutador – The Smashing Machine” e “Christy” completam a programação da mostra.

TIFF celebrará Guilhermo del Toro, Idris Elba e Jodie Foster

Igualmente, além das premiações concedidas aos filmes, o Festival de Toronto reconhece figuras relevantes na indústria cinematográfica. Nesta 50ª edição, a celebração homenageará nomes como Guilhermo del Toro, Idris Elba, Jodie Foster, Lee Byung Hun, Channing Tatum e Catherine O’Hara com o TIFF Tribute Awards. Brendan Fraser será o presidente honorário da cerimônia, que acontecerá no dia 7 de setembro. 

Enfim, o Festival de Toronto de 2025 estreia no dia 4 de setembro, com uma programação diversa, reunindo clássicos e estreias aguardadas.

Créditos da imagem de capa: Victor Jucá/Divulgação

Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.