A 21ª edição do evento acontece entre 25 de setembro e 5 de outubro e tem filmes brasileiros na programação 

O Festival de Cinema de Zurique 2025 (ZFF) inicia nesta quinta-feira (25) sua 21ª edição e conta com 114 filmes na sua programação. Inclusive, 41 filmes farão sua estreia mundial ou européia durante o evento, reforçando a relevância da mostra para a indústria cinematográfica.

Neste ano, o festival dividiu os títulos selecionados em oito seções: Feature Film Competitions (“Competição de Longas-Metragens”), Gala Premieres (“Estreias de Gala”), Documentary Competition (“Competição de Documentários”), ZFF for Kids (“ZFF para Crianças”), Signatures (“Assinaturas”), Border Lines (“Linhas de Fronteira”), #SaveDemocracy (“#SalveaDemocracia”) e Sounds (“Sons”).

Wagner Moura recebe homenagem no ZFF

Após ser consagrado como Melhor Ator no Festival de Cannes 2025, Wagner Moura será homenageado no Festival de Zurique. O brasileiro receberá o Golden Eye, devido ao seu trabalho no filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Aliás, é a primeira vez que um ator da América do Sul conquista o prêmio.

“Wagner Moura conduz esta história do primeiro ao último minuto com uma presença eletrizante, diferente de tudo o que já vimos. Por sua atuação excepcional em ‘O Agente Secreto’ e por uma carreira que o tornou um dos atores mais carismáticos e versáteis da América Latina, estamos homenageando Moura com o Golden Eye.”, disse o diretor do festival, Christian Jungen, em comunicado à imprensa.

Além disso, também receberão o Golden Eye as estrelas Dakota Johnson, Benedict Cumberbatch e Claire Foy. Já Colin Farrell será celebrado com o Golden Icon, em reconhecimento a quase três décadas de carreira e por seu desempenho em “Balada de um Jogador.

Inclusive, Wagner Moura também ministrará uma masterclass no festival, na sexta-feira (26).

Filmes brasileiros participam do Festival de Zurique

Cena do filme "O Último Azul", exibido no Festival de Zurique 2025
Cena do filme “O Último Azul”. Crédito: Guillermo Garza/Divulgação

Dois longas representam o Brasil no Festival de Zurique 2025. “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, integra a seção “Signatures” e será exibido em três datas: 26, 27 e 30 de setembro. Aliás, o diretor do filme participará das sessões nos dois primeiros dias.

Já “O Agente Secreto”, que está na categoria “Gala Premieres”, terá exibições nos dias 26 e 27 de setembro e 5 de outubro. Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura estarão presentes na primeira sessão do filme.

Segundo o site oficial do Festival de Zurique, todas as salas de “O Último Azul” têm alta demanda e os ingressos para ”O Agente Secreto” estão prestes a esgotar, demonstrando o sucesso do cinema brasileiro no exterior.

Destaques internacionais na programação

Entre os lançamentos mais aguardados do ano, está “Desert Warrior”, do diretor Rupert Wyatt, que terá sua estreia mundial no Festival de Zurique. Anthony Mackie, Aiysha Hart, Ben Kingsley e Sharlto Copley integram o elenco do filme. 

Outros longas também farão sua estreia européia no evento, como “Christy”, protagonizado por Sydney Sweeney, e “Família de Aluguel”, com Brendan Fraser.

O Festival de Zurique de 2025 começa no dia 25 de setembro, celebrando a diversidade do cinema mundial e reunindo grandes nomes da sétima arte.

Imagem de capa: Divulgação/Victor Jucá