O filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” está completando 20 anos. A obra é baseada no livro escrito por Joanne Rowling, conhecida pelo pseudônimo de J. K. Rowling.

Amante ou não do universo dos bruxos, conhecer e ouvir algo sobre Harry Potter é algo natural, especialmente com as redes sociais, que sempre valorizam os assuntos que estão em alta. Toda essa história do universo dos bruxos e da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts contada pela britânica J. K. Rowling se iniciou na década de 1990, e teve um destino surpreendente, como nos é revelado atualmente. A franquia de 7 livros e 8 filmes conquistou crianças/ pré-adolescentes e até mesmo adultos que se interessam pela temática.

Primeira capa do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” / Editora Rocco

A história de uma mulher, professora e que estava passando por um processo delicado de separação, assumindo também o papel de mãe solteira, com poucos recursos para sustentar a si mesma e a filha, se inicia de uma forma que bem distante do que o mundo conhece atualmente. A narrativa de um menino de 11 anos, acabando de conhecer as origens como bruxo, escrita em uma cafeteria, teve oito editoras que recusaram o trabalho de J. K. Rowling. Em 1997 o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi lançado pela primeira vez. Na época, a autora foi orientada a publicar a obra apenas com as siglas “J.K.”, como forma de disfarçar o nome de mulher, pois as pessoas não leriam e nem dariam credibilidade para uma autora mulher. Em 2002 ficou por conta da editora Rocco a publicação e lançamento da obra em terras brasileiras, uma atitude considerada arriscada, visto que o título ainda não era tão conhecido por aqui. 

Com o roteiro de Steven Kloves e direção de David Heyman, o filme conta as primeira aventuras do trio que conquistou gerações, Hermione (Interpretada por Emma Watson); Rony (vivido por Rupert Grint) e Harry (interpretado por Radcliffe), que inclusive teve uma coletiva para divulgar quem seriam os atores que dariam vida aos personagens literários. 

Hoje, se sabe que a obra criada por J. K. Rowling chegou para marcar e tem uma fama que se expandiu para objetos, roupas, jogos e lugares temáticos (como parques e restaurantes, por exemplo), com base no universo dos bruxos. E não tem como negar que, mesmo após tantos anos, todos os fãs querem e sonham em deixar esse mundo dos trouxas ao receber uma carta para estudar em Hogwarts. 

O trio protagonista da saga: Rony, Harry e Hermione / Warner Bros.

E para comemorar esse momento, diversos cinemas espalhados pelo Brasil irão fazer sessões especiais em 3D do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Para os fãs é aquele momento de reviver sensações ou a chance de ver, pela primeira vez, os bruxinhos nas telonas dos cinemas. As sessões acontecerão exclusivamente no dia 21 de novembro

A HBO Max também anunciou um retorno super esperado. No dia 1º de janeiro, será um momento de reencontrar o elenco original do filme, pois eles se reunirão para um momento que promete ser muito especial. 

A proposta é em formato de entrevista, com 90 minutos destinados às falas de quem participou da construção da história trazida para o meio cinematográfico. Tudo isso, com o objetivo de levar as pessoas que assistirem ao universo mágico, e com, além, das entrevistas, uma vasta cobertura dos bastidores, disponibilizados pela Warner Bros. 

Este especial é uma homenagem aos 20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal e contará com participações como Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Gary Oldman, Robbie Coltrane, Helena Bonham Carter, Chris Columbus e muitos outros!

Confira o trailer abaixo: