O folclore nacional faz parte da cultura popular do Brasil e seu dia é celebrado em 22 de agosto

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, comemoramos o Dia do Folclore Nacional, data que reforça a importância da cultura popular brasileira. O decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, instituiu a celebração. O folclore brasileiro é um das formas de manifestação da cultura popular, que são parte da identidade cultural de um povo. Quem nunca ouviu falar sobre o Curupira, Saci Pererê, Boto cor-de-rosa e tantos outros, não é mesmo? No texto, selecionamos algumas produções audiovisuais em séries e vídeos que abordam o tema.

Cidade Invisível

Uma produção de fevereiro de 2021, Cidade Invisível, é criação de Carlos Saldanha em uma adaptação do folclore brasileiro a um roteiro de investigação policial. Ademais, a série se desenvolve no drama da busca de Eric (Marco Pigossi) por saber quem é o assassino de sua esposa, Gabriela (Julia Konrad).

Ao longo da investigação, Eric descobre que existe folclore brasileiro, personagens vivendo no meio urbano, mas de forma secreta e invisível. Portanto, a história dessa série aborda elementos místicos e de suspense e relaciona o real com o sobrenatural. Além disso, a história traz alguns personagens conhecidos do folclore brasileiro: saci, curupira, boto cor-de-rosa, cuca e Iara.

Onde assistir: Netflix.

Sítio do Picapau Amarelo

Baseado nos 23 volumes de livros escritos por Monteiro Lobato, o programa infantil “Sítio do Picapau Amarelo” possui algumas temporadas e conta mais sobre as histórias vividas por Pedrinho, Emília, Narizinho, Dona Benta, Saci e muitos outros. 

Além disso, a série de televisão infantil possui diversas adaptações. A primeira adaptação da história na televisão aconteceu em 1952, na TV Tupi. Ao todo, foram gravadas 12 temporadas, exibidas até março de 1963. Lúcia Lambertini, que interpretava Emília, levou o programa para uma 13ª temporada na TV Cultura, onde ela mesma passou a assinar o roteiro e dirigir.

Em 1967, a Band lançou mais uma adaptação, permanecendo por 3 temporadas até 1969. Como diferencial, a série foi toda filmada em um sítio real. A TV Globo produziu sua primeira versão em 1977, considerada até hoje uma das principais, com 10 temporadas exibidas até 1986. Por fim, em 2001, a emissora lançou outra versão, que contou com a atriz Isabelle Drummond no elenco e se estendeu até 2007.

Onde assistir: Globoplay.

Folclore Brasileiro: Sítio do Picapau Amarelo aborda histórias da cultura brasileira
Parte do elenco da versão do “Sítio do Picapau Amarelo” de 2007 | Foto: Reprodução/Globo

Além da Lenda- O filme

Agora, o Boto usa camisas estampadas e o vilão da vez é o Halloween. Foi buscando realizar um projeto sobre mitos nacionais menos sisudo e sombrio, que o “Além da Lenda” surgiu, primeiro como série de TV, em 2018, depois adaptado para as telonas. O saci  é o ponto central da história do filme, já que, no dia do seu aniversário, 31 de outubro, um livro sagrado que reúne todas as lendas do folclore brasileiro acaba perdido.

Onde assistir: Telecine e Apple Tv

Curupira- O Demônio da Floresta

Em Curupira – O Demônio da Floresta seis jovens decidem realizar um passeio em uma floresta, mas percebem que estão sendo perseguidos. Além disso, Bento, Marcos, Diana, Kauã, Carol e Jéssica são surpreendidos por uma criatura misteriosa e apenas um senhor caçador pode ajudá-los a seguir em frente.

Onde assistir: Prime Video.