Você sabia que uma das maiores festas do Brasil aparece em produções que não são brasileiras? O Carnaval é representado em alguns filmes internacionais e isso já acontece há uns bons anos. Pode ser do século passado, animações ou não, a nossa festa acaba sendo apresentada para o mundo de alguma forma.

Quase sempre que o nosso país é retratado nas telas, o Carnaval é umas das principais escolhas. Por isso, aqui estão alguns filmes estrangeiros em que a festa aparece!

007 Contra o Foguete da Morte (1979)

Neste filme, James Bond (Roger Moore) investiga o desaparecimento de um ônibus espacial. Além disso, o agente secreto descobre um plano que estão fazendo para cometer um genocídio global.

No 11ª longa do 007, uma parte do filme se passa no Rio de Janeiro, durante o Carnaval. Sendo assim, podemos ver Bond andando entre os foliões, durante um desfile.

007-Contra-o-Foguete-da-Morte-1979
Créditos: IMDb

Amantes em Férias (1959)

Nesta comédia norte-americana, temos a história de Robert Dean (Clifton Webb), um velho psicólogo que relutantemente permite que sua filha mais velha, Meg (Jill St. John), participe de uma viagem de férias de quatro semanas antes de voltar para a faculdade nos Estados Unidos. No entanto, a família de Meg viaja à São Paulo para acompanhá-la, pensando que está com um pretendente amoroso, mas ela está com outro e também com novos hábitos

Os cenários principais são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo assim, quando o enredo chega na Cidade Maravilhosa, é claro que temos o Carnaval sendo representado na tela.

Amantes em Férias, filme 1959
Créditos: IMDb

Orfeu do Carnaval (1959)

Esse filme foge um pouco, porque o Brasil é um dos coprodutores, juntamente com França e Itália. O enredo tem como inspiração a peça “Orfeu da Conceição”, de Vinicius de Moraes, e a história grega do mito de Orfeu. Dirigido pelo francês Marcel Camus, o elenco conta com atores majoritariamente brasileiros.

Na história, que se passa no Carnaval, o condutor de bonde Orfeu (Breno Mello), se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn). No entanto, a tragédia se instaura quando a ex-noiva do protagonista, Mira (Lourdes de Oliveira), fica revoltada com o romance.

Apesar do Brasil fazer parte do cenário e dos bastidores, o longa é considerado de origem francesa. A produção fez sucesso na época e levou a Palma de Ouro em Cannes, o Oscar em 1960 de melhor filme estrangeiro e também ganhou o Globo de Ouro pela mesma categoria.

filme Orfeu do Carnaval, 1959
Créditos: IMDb

Rio (2011)

“Eu quero festa, eu quero samba….” É difícil fazer essa música sair da cabeça depois que escuta pela primeira vez. No filme “Rio”, Blu é uma ararinha azul nascida no Rio de Janeiro e crescida nos Estados Unidos. Porém, um dia, Túlio diz que Blu é o último macho da espécie e aconselha que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio, Jade.

A história mostra a festa no Brasil, com direito a desfile na Sapucaí. Apesar de ser um filme estrangeiro, o diretor Carlos Saldanha é brasileiro. O longa fez sucesso e ganhou uma continuação em 2014.

filme Rio 2011
Créditos: IMDb

Então, você já sabia que essa produções tem um pouquinho do Carnaval brasileiro?