Após votação, o fim da greve dos roteiristas foi declarado oficialmente nesta segunda-feira (9). As negociações entre o sindicato e os estúdios estavam em andamento durante os últimos meses e as partes chegaram a um acordo provisório em setembro.
O WGA, sindicato dos roteiristas de Hollywood, ratificou o acordo com os estúdios com 99% de aprovação na votação, que aconteceu entre os dias 2 e 9 de outubro. O novo contrato, válido provisoriamente desde o dia 25 de setembro, agora será válido oficialmente até 1º de maio de 2026.
Para chegar ao acordo, os principais líderes dos estúdios e streamings se reuniram para debater questões como as condições de trabalho nos projetos e melhoria na recompensação dos roteiristas pelo sucesso das produções. Além disso, também foram debatidas regulamentações sobre inteligência artificial, um dos principais obstáculos e queixas recentes na área.
Essa se tornou a segunda maior greve dos roteiristas de Hollywood da história, com 148 dias. No entanto, é válido lembrar que o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) também está em greve e ainda não emitiu nenhuma declaração de encerramento. Portanto, apesar do fim da greve dos roteiristas, as produções devem seguir afetadas até que um novo acordo seja negociado.