A escritora Flávia Iriarte constrói uma narrativa psicológica tensa no thriller “Instruções para desaparecer devagar”. No romance, que chega às livrarias pela Editora Faria e Silva, a autora investiga as violências sutis e brutais que acontecem na passagem para a vida adulta, especialmente com as mulheres.

O livro nasceu de uma experiência da escritora no Camboja, país do Sudeste Asiático. A obra aborda diferenças de classe, amizade entre mulheres, assim como a relação entre juventude e violência. Flávia Iriarte se concentra na complexidade psicológica de suas personagens, mostrando o quanto a juventude é uma época violenta na vida das pessoas, sobretudo das mulheres.

Um diferencial da escrita da autora, é como ela transmite o constante estado de alerta em que as mulheres parecem viver naquela realidade: “um quarto de hotel sem tranca, a noite escura de uma cidade estrangeira e o medo visceral de que algo irremediável aconteça”.

Experiência como editora e papel social

Crédito: Divulgação

Flávia Iriarte é escritora, editora e mentora literária, com uma carreira notável no mercado editorial. Fundou a Editora Oito e Meio e a escola online Carreira Literária. Já orientou mais de 8 mil escritores em seus cursos de mentorias. Formou-se em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo mestre em Literatura pela PUC-Rio.

Sua experiência como editora confere ao romance uma grande profundidade literária, assim como sua viagem ao Camboja. Ela descreve Instruções para desaparecer devagar  como uma “tragédia contemporânea”, uma vez que fala sobre os perigos reais e simbólicos que as mulheres enfrentam. 

“Acho que toda mulher conhece esse estado. A sensação de que o perigo está sempre à espreita, de que a qualquer momento pode acontecer algo que não vamos conseguir evitar”. […] “O romance se apoia na estrutura trágica, mas atualiza isso para um mundo em que o destino já não é mais imposto pelos deuses, e sim pelo próprio indivíduo, produto do seu lugar de classe, gênero e raça”.

Flávia Iriarte

Imagem de capa: Divulgação