A escritora Verônica Botelho lançará o livro “Inverno” durante a Festa Literária Internacional de Paraty de 2024. O evento acontece no dia 11 de outubro, às 18h30, na Casa Escreva, Garota! Além disso, a autora vai participar de uma mesa de debate com a jornalista Paula Jacob, sobre o tema A (des)obrigação de ser genial: Reflexões Sobre Criatividade, Expectativas e a Liberdade de Errar”. Em seguida, a autora realiza uma sessão de autógrafos.

O livro traz uma importante reflexão sobre o racismo em um ambiente familiar. A narrativa conta a história de Isabel, uma mulher fruto de uma relação inter-racial, criada pela parte branca da família. Dessa forma, a personagem passa por várias tensões na relação com seus familiares. Um exemplo é a relação com a avó materna, que nutre afeto por ela “apesar de sua cor”. Assim como na relação com a mãe Madalena, o racismo aparece nas situações básicas do cotidiano.

Isabel busca sua própria identidade enquanto lida com esses desafios, dentro de casa e fora dela. Ela sai em busca do pai que nunca conheceu, assim como dos outros familiares, descobrindo sua ancestralidade e suas origens.

Capa do livro “Inverno” | Crédito: E-Galáxia| Mesa literária “A (des) obrigação de ser genial | Crédito: Divulgação

Essa obra pode ajudar a entender e combater uma triste realidade, uma vez que o preconceito em famílias inter-raciais é uma realidade. Segundo a psicóloga social Lia Vainer Schucman (especialista em estudos de branquitude), o indivíduo negro está quase sempre em desvantagem na hierarquia familiar.

Confira um trecho do livro:

“Naquele instante, Isabel se viu como o piso da sua avó, os tecidos da sua tia, e aquele vaso de Florença: pedaços de muitos lugares, algumas cicatrizes que eram apenas marcas que a tinham feito mais forte, e outras que se abriam em carne viva, como as goteiras do teto da casa de sua mãe.”

O livro está disponível para venda no site da editora E-Galáxia.

Sobre a autora

Verônica Botelho nasceu na cidade de Floriano, no Piauí. Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, atualmente cursa mestrado em Psicologia e Neurociência da Saúde Mental. Publicou seu primeiro livro de ensaios, “Meias Verdades” em 2016. A escrita de Verônica sempre foi voltada para entender as diferenças, com foco no universo acadêmico.

Seu primeiro romance, “Verão”, lançado em 2023, foi bem-sucedido e recebeu boas críticas. “Inverno” é ambientado no mesmo cenário, com alguns personagens em comum. Verônica já morou em vários países como Costa do Marfim, Bolívia, Argentina, assim como Espanha e Inglaterra. Já atuou na atenção e inclusão aos refugiados.