A 23ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip – , que acontece de 30 de julho a 3 de agosto, contará com a presença da Esquina piauí + Netflix pelo segundo ano consecutivo. A casa literária busca celebrar o impacto das histórias em seus diversos formatos, com a participação de autores em mesas especiais.

Pensada como um espaço de encontros e bons diálogos, a junção das duas instituições promove debates relevantes sobre literatura e jornalismo, além de investigar temas que auxiliam na compreensão do mundo em que vivemos. Por isso, a casa recebe autores, jornalistas e figuras do universo literário e audiovisual e o ambiente celebra o poder das histórias como maneira de se criar uma conexão entre as pessoas.

Autores e mesas especiais

A autora brasileira Ana Maria Gonçalves, recentemente eleita a primeira mulher negra na Academia Brasileira de Letras (ABL), é um dos nomes de destaque das mesas especiais organizadas pela casa literária. A autora de Um defeito de cor se junta com sua editora, Lívia Vianna (Record), no primeiro dia de festival, às 17h, para bater um papo sobre sua trajetória no universo literário. Ao final, ela lerá um trecho inédito de seu novo projeto, descrito como um relato pessoal a respeito do envelhecimento e da menopausa.

Também estará presente o escritor português Valter Hugo Mãe, autor de O Filho de Mil Homens, que inspirou o filme de mesmo nome com estreia na Netflix ainda este ano. Na mesa O Filho de Mil Homens – Do Livro à Tela, que acontece na sexta-feira às 17h30, o diretor do longa, Daniel Rezende, e a líder de Filmes da Netflix Brasil, Higia Ikeda, acompanham o autor em uma conversa que discute o processo de adaptação da obra de Mãe a partir da união da literatura e do cinema. Além disso, os participantes pretendem dialogar sobre os diferentes formatos de se contar uma história, e também sobre os principais temas abordados na obra, como a concepção de família e comunidade.

Por último, as instituições anunciaram, na última sexta-feira, a programação completa do evento. Fique por dentro da programação da casa:

Programação oficial:

Quinta-feira, 31 de julho

11h/12h | Conversa com a Fonte

Dra. Ana Claudia Quintana Arantes e Angélica Santa Cruz (piauí)

14h30/15h30 | O pop levado a sério

Tiago Coelho e Gilberto Porcidonio

Mediação: Luigi Mazza (piauí)

17h/18h | Encontro com a autora

Ana Maria Gonçalves e Livia Vianna

Mediação: Armando Antenore (piauí)

Sexta feira, 1º de agosto

11h/12h | A piauí e o furo de reportagem

Ana Clara Costa, Allan de Abreu e João Batista Jr.

Mediação: André Petry (piauí)

15h/16h | A violência política e institucional na perspectiva feminina

Sílvia Gomez e Alia Trabucco Zerán

Mediação: Consuelo Dieguez (piauí)

(A mesa terá tradução simultânea)

17h30/18h30 | O filho de mil homens: do livro às telas

Valter Hugo Mãe, Daniel Rezende e Higia Ikeda (Netflix)

Mediação: Alejandro Chacoff (piauí)

Sábado, 02 de agosto

11h/12h | The piauí Herald: a política no humor, o humor na política

Roberto Kaz, Renato Terra e Afonso Cappellaro

Mediação: Mari Faria (piauí)

15h30/16h30 | Encontro com o autor

Valter Hugo Mãe + Pedro Pacífico

17h30/18h30 | Apocalipse nos Trópicos

Petra Costa + Alessandra Orofino

Mediação: José Henrique Bortoluci

19h/20h | Abdias Nascimento, intérprete do Brasil

Tulio Custódio e Alcino Leite Neto (piauí)