Um dos destaques desta quinta-feira (31 de julho) na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), é a mesa “Tristes Tramas”. Rita Palmeira media uma conversa entre a autora e tradutora francesa Neige Sinno e a escritora e jornalista portuguesa Anabela Mota Ribeiro.
As convidadas deverão falar de como os traumas moldam as mulheres e elas transformam essas experiências não apenas em arte, mas também em liberdade e autonomia. Como superar os traumas se transforma em força e textos que inspiram outras mulheres. A mesa “Tristes Tramas” acontece no Auditório da Matriz.
Convidadas

Rita Palmeira é editora e crítica literária. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), é curadora da Livraria Megafauna e apresentadora do podcast Livros no Centro.
A presença de Neige Sinno na Flip faz parte da Temporada França-Brasil 2025 e conta com o apoio da Villa Gillet. Neige Sinno nasceu em 1977, na região dos Altos Alpes, na França. Atualmente vive no México, onde é tradutora, professora universitária, além de escritora. Seu livro “Triste Tigre” (2023) relata violências sofridas pela autora, em uma narrativa que oscila entre autobiografia e reflexão. O livro é um sucesso na França e agora chegou ao Brasil pela Editora Record.
Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971, em Trás-os-Montes, em Portugal, e atualmente vive e trabalha em Lisboa. Jornalista, escritora e programadora cultural, graduada e mestre em Filosofia, atualmente estuda Machado de Assis em seu doutorado. É autora do livro de entrevistas: “Por Saramago” (2018), do ensaio “A flor amarela: ímpeto e melancolia em Machado de Assis” (2017), e do romance “O quarto do bebé (2023)”.
Leia também: Flip 2025 traz exposição de cordel e aclama personalidades
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.