A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) ocorrerá de 30 de julho a 3 de agosto, retornando ao período tradicional da festa. Anteriormente, o evento estava marcado para o fim do ano. O anúncio foi confirmado nesta terça-feira (18)
A história do evento
A primeira edição da Flip foi em 2003. Desde então, o estado do Rio de Janeiro e a cidade de Paraty reconhecem o evento como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial.
O encontro reúne personalidades da cultura e literatura para conversas e atividades. Além disso, promove ações de incentivo à leitura com um programa educativo para crianças e jovens.
Entre 2003 a 2019, a Flip foi realizada de forma presencial entre julho e agosto. Porém, devido a pandemia de Covid-19, foi necessário que ocorresse de modo virtual. Assim, quando retornou ao presencial, a organização realizou duas edições em novembro, em 2022 e 2023.
Já em 2024, houve uma antecipação para o início de outubro. Portanto, com o retorno ao mês original, que coincide com o período de férias escolares, espera-se que possa ajudar famílias e estudantes a voltarem às ruas da cidade histórica.
“Estamos muito contentes com o engajamento dos agentes locais de Paraty, sobretudo prefeitura, pousadas e restaurantes, e a sensibilização dos patrocinadores, que tornou possível a volta da Flip para sua época original”, diz Mauro Munhoz, diretor artístico, em comunicado.
Além disso, ele ainda completa que “Com a realização da Flip nos meses de julho e agosto, ao longo dessas últimas duas décadas, a cidade conseguiu equacionar economicamente essa sazonalidade, consolidando uma segunda alta temporada no ano”.
Por fim, a editora Ana Lima Cecilio, formada em Filosofia pela USP, assinará novamente a curadoria da festa.
Leia Também:Flip 2024 conecta tradição aos temas contemporâneos
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram