Flow revolucionou o cinema da Letônia ao ser o primeiro filme do país indicado ao Oscar. A animação concorre nas categorias de Melhor Animação e Melhor Filme Estrangeiro e também já conquistou prêmios importantes, como o Globo de Ouro de Melhor Animação. Atualmente, Flow possui 77 indicações e 39 vitórias em festivais internacionais de cinema.
A história acompanha um gato preto e independente que tem sua vida mudada por uma grande inundação. Nessa jornada, ele encontra outros animais: um labrador, uma capivara, um lêmure e um pássaro. Assim, ele é obrigada a enfrentar seus medos e também a conviver com outras espécies para garantir sua sobrevivência.
Leia mais: Crítica – Flow

Método inovador
Flow surpreendeu os espectadores pela linguagem simples e temáticas universais. A equipe do diretor Gints Zilbalodis usou a ferramenta Blender, um programa de animação 3D de código aberto, para criar o filme. Com um orçamento de menos de 4 milhões de dólares, Flow disputa prêmios com grandes produções de estúdios consagrados – como Divertamente 2, da Pixar, que teve um orçamento de US$ 200 milhões.
Além disso, optaram por captar sons de animais reais para dublar seus personagens, já que não há falas. Assim, os sons produzidos por Gato foram coletados de maneira curiosa. O engenheiro de som do filme, Gurwal Coïc-Gallas, gravou a sua própria gata, Miut, para dar vida ao personagem principal do longa. Enquanto isso, o golden retriever do diretor inspirou o cachorro.
Letônia em festa
Grande parte da equipe que produziu a animação é da Letônia, país do leste europeu que já foi parte da União Soviética. A indicação do filme ao Oscar emocionou a população, estimada em 1,8 milhões de pessoas. Na capital, Riga, ergueram uma estátua em homenagem ao Gato, que já virou um símbolo nacional. Diversas manifestações em forma de arte gráfica estão espalhadas pela cidade, e é possível encontrá-lo até no site do órgão oficial de turismo,
Mais de 300 mil espectadores já assistiram Flow nesse pequeno país. No dia 1 de fevereiro, Gints Zilbalodis postou em sua conta oficial do X que mais de 15 mil pessoas foram ao Museu Nacional de Arte da Letônia ver a estatueta do Globo de Ouro, onde está exposta atualmente.

Além disso, o governo letão anunciou que o Ministério da Cultura será responsável por investimentos diretos na indústria cinematográfica. O plano é que novas obras cheguem a festivais internacionais no futuro. Os profissionais envolvidos no filme também receberam um prêmio em dinheiro do governo. Como dito pelo diretor do filme, “a ‘Flow Mania’ está dominando a Letônia!”.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.