Entre os dias 19 e 23 de novembro e 27 a 30 de novembro de 2025, Madureira será o ponto de encontro da 15ª Festa Literária das Periferias (FLUP). Considerada o maior evento de literatura realizado nas favelas do Rio de Janeiro, a feira celebra a potência das palavras que nascem nas margens populares e atravessam o mundo.

O tema desse ano é “Ideias para Reencantar o Mundo: Escrevivências, Sonhos e Batidões”. Dessa forma, a edição homenageia o legado político e artístico do Caribe, além de sua influência na diáspora africana. Assim, também destaca a força da cultura brasileira, onde a palavra se mistura ao ritmo e a resistência.

Desde 2012, a FLUP propõe novas experiências literárias e ocupa territórios periféricos com livros, ideias e vozes em debates importantes. Ao longo dos anos, o evento passou por lugares como o Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Vidigal, Cidade de Deus e Providência. Em cada edição, promoveu encontros entre grandes nomes da literatura nacional e internacional, assim reafirmando seu papel como um dos principais movimentos culturais do país.

A edição deste ano celebra Conceição Evaristo

A homenageada de 2025 é Conceição Evaristo, uma das maiores escritoras do país. Seu conceito de “escrevivência” transformou profundamente a maneira como as experiências das mulheres negras e das comunidades periféricas ganham voz na literatura. Além disso, a obra de Conceição se enraíza nas tradições orais da diáspora africana, revelando uma escrita marcada por ancestralidade e resistência.

No dia 19 de novembro, durante a abertura da FLUP, a autora participa de uma mesa de conversa no Viaduto de Madureira, às 20h. Ao lado de Mireille Fanon e sob mediação de Mame-Fatou Niang, ela discutirá o tema “O sonho de nossos heróis, que precisamos manter vivos”. Sendo assim, o encontro propõe refletir sobre a importância de conhecer a história e honrar a memória dos antepassados, reforçando o poder da palavra como herança e continuidade.

Além da presença da homenageada, os dias de programação trarão mesas de debate, performances e diversas experiências literárias para o público. Também haverá lançamentos de livros e atrações musicais.

Entre os principais destaques estão Michelle Alexander (A Nova Segregação), Mireille Fanon Mendès-France, Patrick Chamoiseau, Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Tiganá Santana, Denise Ferreira da Silva e Ruha Benjamin. A curadoria internacional é assinada pela professora Mame-Fatou Niang, franco-senegalesa, que fortalece os laços entre a literatura brasileira e a diáspora africana dentro da Temporada Cultural França-Brasil.

A programação completa está disponível no site oficial da feira literária.

Imagem de capa: FLUP