Entre 19 e 30 de novembro, o tradicional bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, recebe a 15ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup). O evento conta com patrocínio master da Shell e terá o tema “Ideias para reencantar o mundo”. A primeira semana do evento será marcada pelo diálogo entre o Brasil e a língua francesa, presente em países do Caribe e da África.

Dessa forma, a Flup reunirá artistas e escritores de diversas partes do mundo. Vinte convidados francófonos são destaques entre os dias 19 e 23 de novembro, primeiro fim de semana da festa. 

Assim, os participantes dialogam sobre literatura, desconstrução da colonialidade e as múltiplas vozes da periferia global. Essa sintonia entre literatura brasileira e a língua francesa consolida a Flup como o principal evento literário da temporada Brasil-África, celebrando 200 anos de amizade e relações diplomáticas.

Convidados de destaque

Alguns dos autores convidados estão o escritor caribenho Michael Roch, conhecido por trazer inovação ao gênero da ficção científica com uma perspectiva afrofuturista. Outro destaque é a historiadora da arte francesa Anne Lafont, autora premiada L’Art et la Race, que analisa representações de corpos negros na arte dos séculos XVIII e XIX, sendo especialista em culturas visuais coloniais e pós-coloniais. 

Do mesmo modo, o escritor Malcolm Ferdinand destaca-se por sua pesquisa em ecologia política e racismo ambiental. Outros artistas que estarão presentes na Flup são: Ananda Devi, Audrey Pulvar, Bonaventure Ndikung, Liz Gomis, entre outros.

Flup 2025 acontece no Viaduto de Madureira

A edição desse ano reafirma a tradição de Madureira como espaço de criação e resistência. Além disso, pela primeira vez em sua história, a Flup homenageia uma escritora em vida: Conceição Evaristo. A escritora é uma referência da literatura brasileira contemporânea, criadora do conceito de “Escrevivência”. 

Um dos maiores eventos de promoção da leitura, a Flup é iniciativa do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell

Além do patrocínio da Shell, conta também com o apoio da Motiva, Instituto Cultural Vale e Itaú Unibanco, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Flup venceu o Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Fomento à Leitura. Em 2023, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro declarou a Flup patrimônio cultural imaterial.