Vai passar a folia em casa? Fica tranquilo (a), nós separamos cinco sugestões de leituras leves e emocionantes para quem vai passar o carnaval em casa.
Inicialmente o carnaval se manifestava por meio do entrudo, brincadeira popular em Portugal que ocorreu entre os séculos XVI e XVII. Essa prática se estabeleceu no Brasil e foi bem popular até o século XIX. Porém, por meio da repressão que se estabeleceu contra essa brincadeira, com o passar do tempo, outras formas de festividades se manifestaram na sociedade.
Dentre elas, o baile de máscaras, o samba, os trios elétricos e os desfiles das escolas de samba.
LEIA MAIS: Pobres Criaturas: conheça o livro excêntrico por trás do filme
Sobre o Carnaval
São 4 dias de festividades, onde as pessoas comem, bebem e dançam em folias, desfiles de bloco e bailes que acontecem na maioria das vezes na rua.
Entretanto, há quem não goste de festejar no carnaval e prefira passar os dias descansando no conforto de casa. Por isso, criamos uma lista com cinco sugestões de leituras incríveis, emocionantes, e engraçadas para você explorar o mundo literário e aproveitar o carnaval em casa curtindo de uma forma leve, e principalmente, no seu próprio estilo.
1- Quinze Dias de Vitor Martins
Felipe é um estudante de 17 anos que aguarda ansiosamente o período das férias para se livrar do bullying que acontece na escola. Ele não vê a hora de ficar sozinho em casa, com suas maratonas de filmes, séries e livros. Mas, as coisas fogem do controle quando a mãe de Felipe decide hospedar Caio, o vizinho do 57, por 15 dias, período em que os pais do personagem decidem viajar. Os dias que prometiam paz e tranquilidade acabam trazendo vários sentimentos à tona, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.
2- Já que você perguntou de Elissa Sussman
O livro conta a história de Chani, uma jornalista de 20 e poucos anos que se sente estagnada na vida. Chani recebe uma proposta com a oportunidade de entrevistar o maior astro do cinema dos últimos tempos, Gabe Parker, que é escalado para fazer ninguém menos que James Bond. Com o intuito de criar um perfil para fazer o público gostar mais de Gabe, a jornalista se aproxima do ator sem perceber durante o tempo de trabalho. Passam-se 20 anos, cada um segue o seu caminho, e mais uma vez, o destino parece querer juntar os dois. Será que essa história tem um final feliz?
3- A casa no mar cerúleo de TJ Klune
A história se baseia em Linus Blaker, um assistente social de 40 anos que trabalha em um universo de seres mágicos e inspeciona certos orfanatos para identificar se eles devem ou não continuar ativos. Tudo muda quando ele é convocado para cumprir uma tarefa altamente confidencial: visitar o Orfanato de Marsyas, onde moram seis crianças extraordinárias. Sua missão é determinar se essas criaturas são ou não capazes de trazer o fim dos tempos. Mas Arthur Parnassus, responsável pelas seis crianças, está disposto a tudo para mantê-los em segurança.
4- Mulherzinhas de Louisa May Alcott
Com a Guerra Civil, que ocorreu nos Estados Unidos entre 1861 e 1865, o Sr. March deixa a esposa com suas quatro filhas para serem criadas. A atenciosa Meg é a filha mais velha, logo depois Jô, a rebelde, Beth é a garota meiga, seguida pela irmã mais nova Amy, que é ambiciosa. As irmãs March aguardam durante anos com a mãe, o retorno do pai. Mas, em vez de se conformarem em apenas esperar, as meninas exercitam sua criatividade com livros, arte, narrativas e peças lidando com as dificuldades da época e da transição para a vida adulta.
5– O melhor bloquinho de carnaval de Tayná Meirelles
Lis achou que, aos 19 anos, na faculdade e com carteira de motorista bem sucedida, teria um Carnaval super agitado e romântico. Mas, graças às magníficas ideias dos adultos, ela ficará de babá da meia irmã de 13 anos e sem amigos, pois todos eles viajaram, a deixando sozinha para passar o carnaval em Cuiabá. Então, o que poderá acontecer nesse curto tempo?
Por fim, cada obra literária possui uma experiência única, e sem dúvidas, memorável. Você vai rir, se emocionar, se decepcionar, e se apaixonar com as sugestões literárias indicadas aqui. Portanto, separe um bom lanche, se acomode e usufrua do poder da leitura em uma jornada literária extraordinária.